3ª edição do Festival Internacional de Mamulengo acontece no Shopping Carpina

Os bonecos mamulengos fazem parte da tradição da Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Por Rafael Santos 20/02/2026 11:38 • Atualizado Há 3 horas
Compartilhe

Encerrando a programação cultural de fevereiro, o Shopping Carpina, na Mata Norte, será palco, nos dias 27 e 28, da 3ª edição do Festival Internacional Mamulengando, iniciativa que reforça a valorização do teatro de bonecos popular e das tradições nordestinas. O evento é realizado pela Armorial Interações Culturais, sob a coordenação do produtor cultural Alex Apolônio.

Segundo Natália Varella, assistente de marketing do shopping, a região da Mata Norte é um celeiro cultural. “Receber um Festival dessa altura em nosso shopping é abrir as portas para a força da cultura regional. Valorizar essa arte é valorizar nossa identidade. O mamulengo é patrimônio vivo da nossa gente, especialmente da Mata Norte de Pernambuco, berço de mestres e tradições que atravessam gerações. Valorizar essa arte é valorizar nossa identidade”, finaliza.

Nesta edição, o festival homenageia a artista Marlene Silva, natural de Carpina, reconhecida por sua contribuição à cultura popular. A programação reúne espetáculos, documentários, bate-papos e apresentações de grupos tradicionais, promovendo um amplo panorama do mamulengo no Brasil e no exterior.

No centro de compras, a abertura presencial acontece na sexta-feira (27), com apresentação do Maracatu de Baque Solto Leão Vencedor, de Carpina. A agenda do dia inclui ainda a exibição do documentário “Marlene Silva — Quando o Boneco Ganha Voz”, apresentação do Teatro História do Mamulengo (Glória do Goitá-PE), o bate-papo “Políticas Culturais para o Mamulengo: Nordeste em Foco”, além das apresentações dos grupos Mamulengo Nova Geração e Mamulengo Novo Milênio, ambos de Carpina.

Já no sábado (28), a programação segue com abertura do Pastoril Infantil Escola das Tradições, nova exibição do documentário em homenagem à artista, apresentações dos grupos Mamulengo Água de Cacimba (Olinda-PE), Sorriso Encantado (Carpina-PE) e Mamulengo Fuzuê (Brasília-DF). O dia contará ainda com o bate-papo “Festivais Independentes de Cultura: mercado, desafios e sustentabilidade” e será encerrado em clima festivo com Trio Pé de Serra com Joãozinho do Acordeon, de Carpina.

Como desdobramento internacional do projeto, o festival promove no dia 28 de fevereiro, em formato on-line, a Conexão Mamulengando, com exibição de documentários e espetáculos do Brasil, Peru e Moçambique, além de debates sobre os bonecos populares na América do Sul e na África, ampliando o intercâmbio cultural entre os países.

Com uma programação rica e plural, o Festival Internacional Mamulengando, transforma o Shopping Carpina em um importante ponto de encontro da cultura popular, incentivando a formação de público, a preservação das tradições e o fortalecimento da identidade cultural da região.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte