
Por Carlos Santos
Nesta quarta-feira, 10 de dezembro, a Prefeitura de Carpina realizou o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef. A ação aconteceu no Cetreino, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes e a Associação de defesa da Educação, Saúde e e Assistência Social.
O fórum é a primeira ação, de várias voltadas às crianças e adolescentes, que serão realizadas na cidade até 2028, em busca da conquista do Selo Unicef. Neste primeiro momento, houve debates para alinhar os eixos e a responsabilidade de cada secretaria e órgão do município, em busca da melhoria na assistência às crianças e adolescentes da cidade, qualificando-se para receber a certificação internacional.
Assim como neste 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, as ações que serão trabalhadas durante os próximos 3 anos terão várias temáticas importantes, todas voltadas às crianças e adolescentes, como assistencialismo, combate à violência, entre outros temas. “Vai trabalhar com Educação, Assistência Social, Violência, tudo voltado à criança e adolescente. Então, a gente vai ter vários eixos, a gente trabalha com sete eixos, onde realmente tudo vai ser principal para voltar da criança e adolescente”, comentou a articuladora do Fórum, Emilly Martins.
A Secretária de Educação, Rosejara Ramos, enfatizou os temas a serem trabalhados nos próximos anos, em busca da certificação da cidade com o Selo Unicef. “É de grande os debates sobre os eixos temáticos, trazendo à tona debates sobre violência e o combate, a violência contra meninas e mulheres, que está num índice alarmante em nosso país. Então, a gente sabe que a exploração sexual está em tona, onde uma lei ontem foi sancionada pelo presidente, trazendo maiores penalidades para o infrator. A gente vai trazer a educação étnico-racial, que também é o combate ao racismo e a valorização de todos os gêneros e raças na educação. A questão voltada para a saúde mental. Da gestão orçamentária das políticas que emanam o combate e a eficiência desses eixos e bem como saneamento público que também é um dos eixos que traz toda a tona de um município equilibrado, para dar maior qualidade de vida para os cidadãos”, pontuou.
Após esse pontapé inicial da realização do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, as secretarias e órgãos terão suas tarefas a serem cumpridas, para que no final do período, em 2028, a certificação possa vir à cidade. “Agora em diante, a gente vai ter os requisitos que o selo exige para adquirir e cada secretaria vai ter seus eixos, suas temáticas, ações a serem trabalhadas e desenvolvidas. A gente vai chamar a sociedade, os jovens, as crianças, escutar as necessidades delas, o que ele está achando da gestão que precisa melhorar, a vida na educação, a vida na saúde, a vida na assistência social. Então a gente vai fazer todo esse trabalho para que juntos, depois na avaliação, o município ganhe essa nota e essa nota, o selo na Unicef vai dar aprovação, mas isso só no final de 2028. Para que em 2029 a gente tenha essa certificação e com essa certificação, o Estado, o Governo Estadual, o Governo Federal vão ver, isso vai mostrar que a gente foi aprovado, que a gente está cumprindo com as nossas metas para a vida das crianças e adolescentes. Com isso Carpina vai ganhar muito, porque é investimento. Vai dizer que é uma gestão que está preocupada principalmente com nossas crianças, com o nosso jovem´, o futuro dele, a educação dele, a saúde dele e a gente está fazendo esse trabalho”, comentou o Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Marcelo Pascoal.



