
Nas últimas semanas, o Buenos Notícias recebeu diversas denúncias sobre a grave situação do abastecimento de água em Lagoa do Outeiro, distrito de Buenos Aires, na Mata Norte.
O problema é antigo e, conforme relatam os moradores, só piorou com o passar dos anos sem que houvesse melhorias estruturais significativas.
Um ponto crucial agravou ainda mais o cenário: o distrito cresceu, ganhou mais casas, mais famílias e aumentou significativamente sua demanda por água. No entanto, as instalações do sistema de abastecimento continuam as mesmas feitas há cerca de 30 anos, sem qualquer atualização significativa. Ou seja, enquanto a comunidade avançou, o sistema permaneceu parado no tempo — incapaz de atender às necessidades atuais.
Moradores afirmam que o antigo funcionário responsável pelo abastecimento, bastante conhecido pela comunidade, deixou o serviço recentemente. Ele atuou por 24 anos, passando pelas gestões de Gislan, Dr. Divaldo, Fabinho Queiroz e atualmente Henrique Queiroz.
Apesar das limitações estruturais, era considerado alguém que conseguia manter o sistema funcionando “entre trancos e barrancos”, graças ao conhecimento detalhado que possuía da rede.
A situação levou a comunidade a discutir a possibilidade de organizar um abaixo-assinado e até um protesto, com o objetivo de pressionar por investimentos urgentes na modernização do sistema de água de Lagoa do Outeiro.
A reivindicação principal é clara: um sistema novo, planejado para atender a população atual e futura.
Por Buenos Notícias



