
Para reforçar a prevenção e detectar possíveis queimadas irregulares da cana-de-açúcar, representantes da Agência CPRH realizaram visitas de orientação em empreendimentos de açúcar e álcool, localizados em municípios da Região Metropolitana e da Mata Norte e Sul. A iniciativa visa controlar a prática de queimadas abaixo das linhas de transmissão de energia, o que pode causar desligamentos, interrompendo o fornecimento de eletricidade para a população. As ações, ocorridas nesta terça (7) e quarta (8), foram desenvolvidas pela Diretoria de Fiscalização Ambiental (DFAM) da CPRH, por meio da Unidade de Fiscalização de Recursos Naturais em parceria com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
Nos dois dias, as visitas aconteceram nas usinas de açúcar e álcool São José (Igarassu), Petribu (lagoa de Itaenga), Álcool Química J.B. (Vitória de Santo Antão) e União e Indústria (Primavera). A operação consiste em uma campanha direcionada aos fornecedores de cana-de-açúcar, alertando sobre os prejuízos para indústrias, comércios e residências, em caso de desligamento da energia. De acordo com o analista em gestão ambiental da CPRH, Weidson Silveira, a iniciativa visa “conscientizar a respeito da obrigatoriedade de não fazer queimadas próximas às instalações elétricas, além de incentivar o manejo das faixas de risco e a preparação da vegetação para reduzir a possibilidade de incêndios”. O fogo pode danificar estruturas metálicas, cabos condutores e demais componentes. Já a fumaça e a fuligem das queimadas podem provocar curtos-circuitos nas redes de transmissão.
Para garantir a uma queima responsável, a CPRH disponibiliza em seu portal (www2.cprh.pe.gov.br/) a Autorização da Queima Controlada. O procedimento regula a queima da palha da cana-de-açúcar, para garantir a segurança e as condições ambientais apropriadas. Todo processo para a solicitação é feito de forma on-line. Sem a emissão do documento a queima é considerada ilegal. No site também está disponível a Instrução Normativa 08/2014, que traz a lista dos documentos necessários para dar entrada na solicitação e o Manual do Usuário, que pode ser consultado em: www2.cprh.pe.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/ManualUsuario_QueimaControlada.pdf A CPRH também disponibiliza o telefone (81) 3182 8856 para tirar dúvidas.