A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio das Diretorias Gerais de Monitoramento (DGMOG) e Gestão Participativa (DGGP), realizou, nesta sexta-feira (06), a pactuação com os gerentes das 12 Gerências Regionais de Saúde (GERES) do Programa Geres por Resultados. A estratégia visa o monitoramento e a avaliação de indicadores de resultados regionais. O ato simbólico ocorreu na sede do Centro Universitário Estácio de Sá, no Recife.
“Hoje, estamos lançando um programa de gestão estratégica da saúde de Pernambuco. Uma iniciativa que promete transformar o acompanhamento dos indicadores de saúde no estado. Esse programa foi desenvolvido de forma colaborativa, construído a várias mãos, unindo conhecimento de quem trabalha no território, com empatia e compaixão. Estamos construindo, juntos, a saúde do nosso estado. A saúde que o nosso povo merece”, explicou a Secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
A ação estratégica faz parte de mais uma etapa de uma série de oficinas que ocorreram ao longo do ano de 2024 sobre “Gestão por Resultados”. As oficinas permitiram que os servidores das Regionais aprimorassem os processos de trabalho a partir da mensuração de resultados. A ação iniciou nos primeiros dias do mês de outubro, em Ouricuri, no Sertão; passou por Caruaru, no Agreste Central; pelo Recife, capital do Estado, e foi concluída no final do mês de outubro, em Serra Talhada, no Sertão.
Durante as oficinas, os participantes dividiram experiências desenvolvidas em suas regionais de saúde, integraram dinâmicas de grupo e contribuíram para a construção de um Plano de Ação. Dessa forma, indicadores foram construídos e submetidos à gestão central da SES-PE que definiu 25 indicadores que englobam diversas áreas técnicas, entre elas a gestão administrativa e financeira, os recursos humanos, a assistência em saúde, a assistência farmacêutica, a regulação e a vigilância em saúde que serão monitorados e avaliados no ano de 2025.