
O Conselho Griot do Movimento Negro Unificado (MNU), por meio de seu Grupo de Trabalho Interno (GTI), convida a imprensa e o público para o lançamento do I Livro Griot do MNU, uma obra fundamental que resgata narrativas da população negra idosa e combate o apagamento social dessa parcela da sociedade. O evento acontecerá no dia 9 de agosto de 2025 (sábado), das 10h às 14h, na Casa Marta Almeida – Centro de Promoção dos Direitos da Mulher, espaço vinculado à Prefeitura do Recife.
A obra é um marco nas políticas públicas de memória e direitos da população negra idosa, reunindo histórias que reforçam a resistência e a ancestralidade. O lançamento contará com a presença de lideranças do movimento negro, autores, familiares e convidados, além de atividades culturais que celebram a tradição griot – guardiões da memória oral africana.
Em Paudalho, Alceu Gusmão é o Coordenador Municipal do MNU, que estará presente ao evento.
Sobre o Conselho Griot do MNU:
O Conselho atua na defesa e visibilização da pauta da idosidade negra, promovendo ações que combatem o racismo estrutural e o apagamento das histórias de vida da população negra mais velha. O livro é fruto desse trabalho, destacando a importância da preservação da memória como forma de luta e resistência.
Informações sobre a atividade
Data: 9 de agosto de 2025 (sábado)
Horário: 10h às 14h
Local: Casa Marta Almeida – Centro de Promoção dos Direitos da Mulher (Endereço: Rua do bom jesus, 147 Recife antigo
Programação: Lançamento do livro, roda de conversa com autores, apresentações culturais e intervenções artísticas do Afoxé Alafin Oyó, Jorge Ribas e Anastacia.