
Uma operação da Polícia Civil de Pernambuco, desencadeada na manhã desta terça-feira (5), mira uma organização criminosa suspeita de roubo, receptação, lavagem de dinheiro, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e tráfico de drogas.
Chamada de “Caminho do Norte”, a ação cumpre um total de 49 mandados, sendo 16 de prisão e 33 de busca e apreensão domiciliar, além de ordens judiciais de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros.

Os mandados são cumpridos em 10 cidades de Pernambuco — Recife, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima, Limoeiro, Bom Jardim, Surubim, Buenos Aires, Araçoiaba e Condado — e em outras duas no estado do Pará: Itaituba e Novo Progresso.
As investigações, que começaram em março de 2023, foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel) e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD). O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e a Polícia Civil prestaram apoio.
Um total de 180 policiais civis participaram da execução de operação, sob a presidência do delegado Bruno de Ugalde, titular da Delegacia de Polícia de Roubos e Furtos de Veículos (DPRFV), unidade integrante do Depatri.