O município de Goiana vem se destacando na promoção da sustentabilidade, educação ambiental e segurança alimentar por meio do projeto ‘Escola Verde’. Em dois anos de execução, ele é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, com o objetivo de instalar hortas ecossustentáveis em diversas unidades públicas municipais de ensino, sob a supervisão de engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e operacionais do município.
“Ao todo, centenas de alunos são impactados diretamente, aprendendo na prática, a importância de cultivar e cuidar do meio ambiente. Para isso, desenvolvemos ações teóricas e práticas de forma didática, com foco no ensino-aprendizado”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Aristeu Alves. Segundo ele, o foco é garantir a correta aplicação de hortas e a participação didática dos estudantes para que o projeto cumpra seu papel educacional.
Dessa forma, os alunos são responsáveis por todo o processo, desde a germinação da semente, passando pelo cultivo até a colheita. Dentre as técnicas utilizadas, está o sistema de aquaponia, que consiste na produção de vegetais reutilizando a água que se produz os peixes, e as hortaliças crescem com os nutrientes ali disponíveis.
Devido aos bons resultados, o projeto vai além das escolas e, atualmente, abrange outros espaços educacionais e prédios públicos. Hoje, existem hortas instaladas em três escolas municipais de Goiana, em três Centros Municipais de Educação Infantil, no Sesc Ler Goiana, na sede da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Administração, na unidade do CRAS e na Agência de Desenvolvimento de Goiana.