O prefeito de Goiana, Eduardo Batista, esteve presente na Sessão Solene que marcou a abertura da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Goiana, realizada no auditório do Sesc Ler Goiana, na noite dessa segunda-feira (3).
A reunião de instalação contou ainda com a presença de apenas 14 de um total de 17 vereadores e foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Ramom Aranha (UB). Não compareceram os vereadores Ana de Marcílio, Carlos Viégas e Paula Brito, todos do partido Progressistas, integrantes da oposição da atual gestão municipal.
Durante a solenidade, houve o pronunciamento do prefeito, mas antes, cinco vereadores tiveram a palavra. Em discurso, o vereador Ramom Aranha destacou que apesar do município de Goiana estar vivendo um momento político atípico, ele garante o compromisso da Casa José Pinto de Abreu com a população, bem como promover o diálogo entre todos, independente de lado político. Os demais vereadores também firmaram o compromisso pela manutenção da harmonia entre os poderes, demonstrando apoio ao atual prefeito.
Eduardo Batista apresentou na ocasião o relatório da gestão, mas alegou que esses primeiros 34 dias à frente da chefia do Executivo não foram fáceis. “Encontramos uma prefeitura sem memória. Apesar de Goiana ser a 4ª maior economia de Pernambuco, ao assumirmos, nos deparamos com dados dos computadores apagados, processos desaparecidos e contratos vencidos. Vamos levar toda essa documentação aos órgãos de controle do nosso Estado, não apenas pela falta de transição, mas porque consideramos também essa situação uma falta de respeito da antiga gestão aos moradores goianenses”, disse.
Eduardo Batista destacou ainda que mesmo diante das dificuldades, não falta a ele capacidade de gestão. “Nenhum serviço público ou obra foram paralisados. Reunimos as empresas e cobramos compromisso de cada uma. Em menos de 30 dias de governo, assinamos ordem de serviço para sonhos antigos como o calçamento das principais ruas do Loteamento Nossa Senhora da Conceição, em Ponta de Pedras; a construção da praça do Dendê, em Atapuz; e a ampliação do cemitério municipal da Povoação de São Lourenço”. Ele ainda citou as primeiras conquistas como prefeito de Goiana, a exemplo do reajuste salarial aos servidores ativos e inativos. “É preciso gestão de qualidade”, afirmou.
Dentre outras medidas que ele pretende implementar no município, anunciou a criação da Casa Azul para atendimento digno às crianças atípicas de Goiana; zerar a fila de espera de consultas e exames de saúde; ampliar o uso de tecnologias na educação; e valorizar a cultura e o turismo da cidade. Ainda no evento, tiveram participação a Banda Curica e o Caboclinho 7 Flexas.
Para finalizar, o prefeito Eduardo Batista acrescentou que no relatório constam dados referentes à saúde, à educação e às ações sociais. Segundo ele, serão encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e ao Ministério Público de Pernambuco. “Nossa cidade é rica, mas infelizmente, ao publicarmos o decreto emergencial, foi por conta do caos administrativo que a cidade nos foi entregue”.