Polícia Civil lança campanha contra importunação sexual nos ônibus

Por Rafael Santos 26/08/2024 13:16 • Atualizado 26/08/2024
Compartilhe

Dentro da programação da campanha nacional Shamar e Agosto Lilás, haverá no próximo dia 28, o lançamento da ação “Importunação Sexual é Crime”, visando os transportes coletivos. Atualmente, já há frota circulando pelo Recife e Região Metropolitana, com cartazes adesivados e outbus com informações sobre a prática criminosa. Os ônibus vão circular durante dois meses. O lançamento oficial da ação acontece das 6h às 13h, na próxima quarta-feira, no Terminal Integrado Joana Bezerra.

Além disso, haverá panfletagem e, dentro dos coletivos, serão afixados cartazes com a temática. Uma Delegacia Móvel da Polícia Civil estará no local para atendimentos de registros de Boletim de Ocorrência de violência contra a mulher; para orientação jurídica por advogadas do Grupo de Mulheres do Brasil; orientações pela equipe do Departamento da Mulher (DPMUL) para denúncias; e aulas de defesa pessoal para mulheres, de hora em hora.

A ação é conjunta da Polícia Civil de Pernambuco, por meio do Departamento Policial da Mulher (DPMUL), Consórcio CONORTE, Unidade de Planejamento e Coordenação de Eventos da PCPE (UNICEV), Grupo Mulheres do Brasil, Associação dos Delegados e Delegadas de Polícia do Estado de Pernambuco (ADEPPE).

ALERTA – Caso seja vítima, a mulher pode acionar a Polícia Militar pelo 190, o Disque Denúncia no 180, registrar a ocorrência na delegacia mais próxima ou procurar uma das 15 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher localizadas no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru, Paulista, Surubim, Goiana, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Palmares e Arcoverde, sendo que, deste total, sete delegacias funcionam em plantão 24 horas: Recife, Jaboatão, Petrolina, Caruaru, Paulista, Cabo e Olinda.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte