Pernambuco investe em formação de profissionais de saúde para atendimento especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Novo curso de atualização, oferecido pela Escola de Governo em Saúde Pública, visa fortalecer a rede de atenção do Sistema Único de Saúde(SUS) e promover um cuidado mais humanizado e integral às pessoas com TEA.

Por Rafael Santos 07/11/2024 17:49 • Atualizado 07/11/2024
Compartilhe

A Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco (ESPPE), em conjunto com a Coordenação de Atenção à Saúde as Pessoas com Deficiência e a Coordenação de Atenção Integral às Pessoas com TEA, ambas da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), anunciou o lançamento do curso “O Cuidado Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista”. A iniciativa busca formar profissionais de saúde para atender, de forma integral e humanizada, às necessidades das pessoas com TEA. Essa medida surge pela alta demanda por formação especializada, alinhando-se às legislações que asseguram os direitos das pessoas com TEA.

Com carga horária total de 60 horas, o curso será realizado presencialmente em Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Chã Grande, abrangendo 200 profissionais distribuídos em cinco turmas. A formação contemplará exposições teóricas e rodas de conversa de casos práticos.

O curso é direcionado à profissionais da atenção primária e especializada, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos. Com essa formação, o governo estadual espera melhorar o suporte e o cuidado aos indivíduos com TEA e suas famílias, promovendo uma abordagem integrada e interprofissional.

E o curso de “Estimulação Precoce de Crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor” atenderá trabalhadores dos diversos serviços da Rede de Atenção à Saúde, incluindo a Atenção Primária em Saúde (APS) e a Rede Especializada dos municípios das I, V e VIII Regiões de Saúde, com aulas realizadas nos municípios de  Recife, Garanhuns e Petrolina.

A Diretora Geral da ESPPE, Célia Borges, falou sobre a importância dessa formação. “Reconhecemos a importância dessas formações, pois objetiva contribuir com a qualificação e aperfeiçoamento da prática dos trabalhadores no cuidado a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e às crianças com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Ressalto ainda a importância dessas essas ações educacionais da Escola junto com as áreas Técnicas da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE)”, comentou a diretora.

Entre os principais conteúdos abordados, destacam-se o processo diagnóstico multiprofissional, a identificação dos sinais de alerta no desenvolvimento infantil e a construção de estratégias de cuidado integradas nos diferentes ciclos de vida.  O objetivo é fortalecer a rede de atenção à saúde do SUS, formando profissionais para acolher e cuidar das pessoas de forma efetiva e empática.

“O governo do estado por meio da SES vem se empenhando em melhorias e na interiorização dos cursos de atualização, para melhoria do acesso aos cuidados em saúde para pessoas de todo estado de Pernambuco”, destacou a Diretora Geral de Políticas Estratégicas (DGPE), Alda Lemos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte