Osman Flor propõe inclusão de pessoas com autismo no direito à vacinação domiciliar em Buenos Aires

Por Josildo Santos 28/08/2025 21:10 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe


Nesta quinta-feira (28), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Buenos Aires , o vereador Osman Flor (PSD) apresentou um Projeto de Lei que inclui pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao direito à vacinação domiciliar.

Segundo Osman , a inclusão das pessoas com TEAs na legislação é essencial para garantir a acessibilidade e a dignidade no acesso à saúde.

“Muitas pessoas com autismo enfrentam dificuldades durante o processo de vacinação devido a sensibilidades sensoriais e outras necessidades específicas. Garantir a vacinação domiciliar, na sua casa , para esse público é um avanço importante na inclusão e no respeito às suas particularidades”, afirmou.

Além disso, o projeto define o TEA como um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e interação social, além de padrões repetitivos de comportamento.

Durante a votação do projeto, o vereador enfatizou que a inclusão desse público na legislação da vacinação domiciliar representa um avanço na acessibilidade e no respeito às suas necessidades, reforçando o compromisso do parlamento municipal com políticas públicas mais inclusivas e efetivas.

“É desta forma que o parlamento municipal contribui. Porque quando essa medida for sancionada, e será, já não é mais uma lei pertencente ao vereador Osman Flor e sim uma lei do parlamento municipal”, destacou.

O projeto foi votado e aprovado por unanimidade, e segue à sanção governamental.

Sempre foi pauta parlamentar do vereador Osman Flor o compromisso de garantir inclusão e direitos para pessoas autistas no município de Buenos Aires, como aos seus pais e responsáveis.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte