Feira de Artesanato Criativo valoriza a cultura e incentiva o empreendedorismo em Aliança, na Zona da Mata pernambucana 

Primeira edição do evento, realizado pelo Sebrae e pela Prefeitura de Aliança, conta com a participação de 40 expositores do município e cidades vizinhas

Por Rafael Santos 31/10/2024 16:35 • Atualizado Há 8 horas
Compartilhe

Conhecida internacionalmente pela riqueza dos folguedos como o maracatu de baque solto, a cidade de Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, recebe nesta quinta (31) e sexta-feira (1º/11) a primeira edição da Feira de Artesanato Criativo, realizada pelo Sebrae/PE em parceria com a Prefeitura do município. O evento acontece na Rua Cleto Campelo, das 8h às 20h, na área central da cidade. 

Nos dois dias de programação, o público encontra uma grande variedade de produtos artesanais feitos por 40 expositores de Aliança e cidades vizinhas. A Feira conta com 45 estandes reunindo desde roupas e acessórios a utensílios domésticos e peças de decoração, entre outros, além de praça de alimentação e apresentações culturais. A criação das roupas, instrumentos e outros itens ligados aos folguedos populares estão entre os trabalhos mais marcantes dos artesãos da cidade.

Além de realizador, o Sebrae/PE também tem um estande institucional no evento, onde o público consegue acesso a orientações, atendimento empresarial e outros produtos oferecidos pela entidade. “A realização da Feira de Artesanato Criativo de Aliança contribui para a promoção da criatividade, da diversidade e do empreendedorismo no município e na região”, destaca Esther Barros, analista do Sebrae/PE à frente da ação na Zona da Mata. “É uma iniciativa que valoriza o artesanato, favorece o ambiente de negócios e gera renda para os artesãos e outros setores envolvidos direta e indiretamente com a realização da iniciativa”, completa. 

MAIS 

O município de Aliança, na Zona da Mata Norte do estado, é oficialmente o Berço Imortal do Maracatu Rural, título concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2011. O envolvimento com essa manifestação cultural, inclusive, tornou famoso um dos filhos ilustres da cidade, Manoel Salustiano Soares, guardião e mestre desse folguedo e artesão dos sons e das madeiras com as quais produzia as rabecas que contribuíram para a preservação da sua arte.

Marcada pela tradição canavieira e a forte presença de engenhos e propriedades rurais, Aliança está encravada no Planalto da Borborema, é cortada pelo Rio Siriji e fica distante cerca de 90 quilômetros do Recife. A terra natal de nomes como o religioso Dom Moura, primeiro bispo da Diocese de Garanhuns, completa cem anos de elevação à categoria de município em 11 de setembro de 2028. 
SERVIÇO
1a Feira de Artesanato Criativo de AliançaQuando: nesta quinta (31.10) e sexta (1º/11), das 8h às 20hOnde: Rua Cleto Campelo, s/n, Centro

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte