Alunos e professores ambientalistas da EREM José de Lima Júnior produzem documentário sobre a comunidade quilombola

Por Rafael Santos 20/11/2024 12:43 • Atualizado Há 15 horas
Compartilhe

Com o objetivo de celebrar o Dia da Consciência Negra e divulgar a rica história da cultura da comunidade quilombola Barro Preto, localizada no município de Lagoa do Carro, os alunos e professores Ambientalistas da EREM José de Lima Júnior, de Carpina, produziram um documentário que retrata a vida e as tradições dessa comunidade.

A iniciativa surgiu da necessidade de conscientizar a comunidade escolar e a população sobre as lutas, resistência e saberes ancestrais que moldam a identidade do Quilombo Barro Preto. O documentário apresenta entrevistas com moradores e registros das manifestações culturais, valorizando as tradições quilombolas.

Além do impacto social e ambiental, o projeto serviu como experiência pedagógica significativa para os alunos, que aprenderam sobre produção audiovisual, envolvimento comunitário e registro da memória cultural para as futuras gerações.

Essa ação representa a valorização das tradições e saberes de uma comunidade que é um dos mais importantes legados históricos e culturais de Pernambuco.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte