Em continuidade ao ciclo de reuniões de articulação sobre obstáculos a serem enfrentados e medidas a serem implementadas nas questões de infraestrutura escolar, educação especial na perspectiva inclusiva, violência escolar, Plano Nacional de Educação, criação dos sistemas próprios de ensino nos municípios, além da estruturação dos Conselhos Municipais de Educação, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAO Educação) aportou em Surubim, na terça-feira (15), congregando os municípios integrantes da GRE local.
Para discutir as pautas em questão, compareceram à reunião, que ocorreu na Inspetoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), representantes dos Conselhos Municipais, das Secretarias Municipais de Educação e Auditores do TCE-PE. Os convidados participaram de debate ao final das apresentações, momento no qual foi possível tirar dúvidas sobre os assuntos abordados.
Na ocasião, também foram apresentadas ferramentas dos portais do TCE-PE que possibilitam o controle social dos gastos públicos.
Ainda foi realizado o workshop “Controle Social e Orçamento na Prática”, uma realização conjunta do CAO, Escola Superior do MPPE (ESMP-PE) e TCE-PE, que já é resultado de demandas levantadas neste ciclo de reuniões. A formação foi feita pela Coordenadora do CAO Educação, Isabela Bandeira, e pelo Inspetor Regional de Arcoverde e Auditor de Controle Externo, Marcos Paulo Macedo. Também presente o Promotor de Justiça de Orobó, Tiago Meira de Souza.
O ciclo de reuniões de articulação é uma parceria do MPPE com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-PE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PE), Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e Conselho Estadual de Educação de Pernambuco.