
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma recomendação para que o evento “4º Festival de Grau de Surubim”, programado para o dia 24 de agosto, seja imediatamente cancelado. O documento, assinado pela 3ª Promotoria de Justiça de Surubim, foi enviado ao prefeito, aos organizadores do evento e às autoridades policiais.
A decisão foi tomada após o comando do 22º Batalhão de Polícia Militar manifestar preocupação com a segurança, visto que a prática de “grau” ou Wheeling em via pública expõe os participantes e a população a um elevado risco de acidentes. O evento, que esperava um público de 500 pessoas, seria realizado na Rua João Batista, no centro da cidade, um local sem a estrutura de segurança necessária.
A recomendação do MPPE adverte que a prática, além de perigosa, configura infrações e crimes de trânsito, podendo resultar em prisões em flagrante. O órgão também alertou o prefeito de Surubim de que a autorização ou a omissão na fiscalização do evento pode configurar ato de improbidade administrativa e responsabilidade penal.
Os organizadores foram orientados a cancelar o festival de forma pública, sob pena de serem responsabilizados civil e criminalmente por quaisquer danos. A Polícia Militar e a Polícia Civil foram instadas a atuar de forma integrada para impedir a realização do evento e, caso ocorra, prender os responsáveis e os participantes que cometerem crimes.