
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), a 43ª Operação de Repressão Qualificada (ORQ) do ano, denominada Caminho do Norte, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em roubo e adulteração de veículos, receptação, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A operação é vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), sob coordenação do Delegado Bruno de Ugalde, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DPRFV/DEPATRI).
A investigação, iniciada em março de 2023, revelou a atuação de um grupo criminoso com ramificações no interior e na Região Metropolitana do Recife, além de cidades no estado do Pará, como Itaituba e Novo Progresso. O nome da operação faz referência ao elo identificado entre criminosos de Pernambuco e do Norte do país, além da rota utilizada para envio de veículos roubados e adulterados àquela região.
Ao todo, foram realizadas 19 prisões, 33 mandados de busca e apreensão domiciliar cumpridos, ordens de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros que totalizam R$ 358 milhões, expedidos pela 12ª Vara Criminal da Capital. Participaram da ação 180 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.
A operação teve suporte da Diretoria de Inteligência da PCPE (DINTEL), do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), do Grupamento Tático Aéreo da SDS-PE (GTA), além do apoio operacional da Polícia Civil do Estado do Pará.
Durante a deflagração, foram apreendidos:
• Bloqueio judicial de valores: R$ 358 milhões
• 5 kg de cocaína
• 600 comprimidos de ecstasy
• Diversos veículos com sinais identificadores adulterados
• Arma de fogo
• Maconha
• Quantia significativa em dinheiro em espécie
A ação abrangeu os municípios de Limoeiro, Bom Jardim, Surubim, Buenos Aires, Araçoiaba, Condado, Abreu e Lima, Camaragibe, Paulista e Recife, além das cidades paraenses de Itaituba e Novo Progresso.