MPPE recomenda implantação de cotas raciais nas seleções públicas

Por Rafael Santos 08/09/2025 18:40 • Atualizado Há 5 horas
Compartilhe

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça local, recomendou ao prefeito do município de Limoeiro, Orlando Jorge, que promova a implantação de cotas raciais nas seleções públicas futuras, para a população negra, em todos os cargos disponibilizados.

O MPPE reforça ainda na recomendação que sejam envidados esforços a fim de atualizar e aprimorar a legislação municipal para que a matéria seja tratada de forma eficaz, materializando-se tais direitos fundamentais, previstos na Constituição Federal de 1988.

De acordo com a recomendação, a adoção da medida, independentemente de existência e legislação local, objetiva a efetivação imediata de direitos fundamentais, sobretudo face ao princípio da igualdade material e das políticas afirmativas recomendadas pelo estatuto da igualdade racial e pela convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A recomendação à íntegra, assinada pelo promotor de Justiça Paulo Diego Sales Brito, foi publicada no Diário Oficial do MPPE no dia 29 de agosto de 2025.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte