A itinerante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALEPE chega em sua terceira edição em 2023. Desta vez, a audiência pública será nesta terça-feira (07), na cidade de Agrestina, a pouco mais de 150km da capital pernambucana, e acontece em parceria com o Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul, COMAGSUL.
Prevista para começar a partir das 10h, a iniciativa vai reunir, na Câmara de Vereadores da cidade, além do presidente da COMAGSUL e prefeito de Altinho, Orlando José (PSB), representantes do executivo e do legislativo dos 23 municípios integrantes do consórcio. Integrantes da Secretaria da Mulher do Estado, assim como do Judiciário, das Polícias Civil e Militar, Ministério e Defensorias Públicas também são esperados.
“Muito importante levarmos a Comissão da Mulher para os municípios interioranos, já que é sabido das dificuldades encontradas pelas mulheres do campo, rurais e quilombolas quando precisam denunciar qualquer tipo de violência a que sejam submetidas”, pondera a presidente da Comissão, a deputada Delegada Gleide Ângelo. “É nosso papel, enquanto agentes públicos, atuarmos de um modo mais assertivo e colaborativo nos pontos sensíveis da política de mulheres do estado. Nosso objetivo maior é traçar ações e compromissos para que as mudanças necessárias aconteçam a curto, médio e longo prazo”, concluiu a Delegada.
COMAGSUL — O Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul foi criado a fim de reunir gestores municipais do agreste e da zona da mata para discutir os problemas enfrentados pelas administrações e buscar soluções eficazes nas áreas do turismo, da cultura e da política de mulheres. O COMAGSUL é composto por 23 municípios: Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Lajedo, São Joaquim do Monte, Belém de Maria, Barra de Guabiraba, Bonito, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Catende, Cupira, Jaqueira, Jurema, Maraial, Panelas, Quipapá, São Benedito do Sul, São João, Tacaimbó, Riacho das Almas.