
Na noite da última quarta-feira (24), mais uma sessão foi realizada na Câmara de Lagoa do Carro. Na ocasião, o foco principal ficou por conta da discussão, durante a sessão, sobre a investigação feita pela Comissão de Saúde e alguns vereadores acerca da denúncia de medicamentos vencidos na Farmácia Popular e em um posto de saúde, fato que foi constatado pelos parlamentares.
A vereadora Bel de Botafogo comentou sobre o caso, após a sessão, em entrevista ao Giro Mata Norte. “Eu faço parte da Comissão de Saúde, juntamente com o vereador Wilson e o vereador Vasconcelos, e nós recebemos algumas denúncias. Para não repassar nenhuma inverdade à população, partimos para a fiscalização e, para a nossa surpresa, encontramos realmente medicamentos vencidos na Farmácia Central e na farmácia do Posto Soledade. E não foi apenas um medicamento, encontramos quatro medicamentos vencidos na Farmácia Central, um medicamento na Soledade, e dois prestes a vencer agora, no mês de novembro”, comentou.
A parlamentar lamentou a situação, que pode colocar em risco a saúde da população, principalmente dos mais necessitados que dependem dos medicamentos públicos. “A nossa preocupação em relação a esses medicamentos é que vivemos em uma cidade com grande vulnerabilidade social, onde muitas pessoas dependem da farmácia da Atenção Básica do nosso município. Muitas vezes, essas pessoas não têm o costume de olhar a validade dos medicamentos. Então, para evitar qualquer dano à saúde dos nossos munícipes, nós fomos em busca da fiscalização, constatamos a situação, e queremos que a Secretaria de Saúde tome as devidas medidas. É necessário que seja feito o procedimento correto para o descarte desses medicamentos. Não estamos aqui culpando ‘A’ ou ‘B’ pela situação. Nosso papel é fiscalizar — é prerrogativa do vereador fazê-lo — e pedimos que a Secretaria tome a medida certa: que realize o descarte adequado, promova uma reunião, e busque entender realmente o que aconteceu”, finalizou.
A Câmara retorna na sexta-feira (26) com mais uma sessão, antecipando a reunião que aconteceria na quarta-feira (1º), devido às festividades que acontecerão na cidade na próxima semana.