O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) destinou R$ 2,1 milhões em emendas parlamentares para a área de saúde para auxiliar no combate ao coronavírus (Covid-19). Os recursos, liberados na última sexta-feira, foram destinados diretamente para os fundos municipais de saúde para equipamentos de proteção individuais (EPIs), equipamentos permanentes e insumos.
“Essas emendas são recursos públicos e nada mais justo e necessário neste momento de crise que sejam destinadas à área da saúde para amenizar e ajudar no enfrentamento ao coronavírus”, diz.
Estes recursos já incorporados ao Orçamento deste ano, por meio de emendas impositivas, iriam para obras ou custeio de despesas cotidianas dos municípios, mas foram remanejados e agora vão auxiliar no combate ao vírus. Nas próximas semanas, outros valores poderão ser repassados às cidades pernambucanas para a mesma finalidade.
Além das emendas individuais, R$ 7 milhões em emendas de bancada – do montante que cabia ao pedetista – foram destinadas para municípios da Região Metropolitana do Recife. Os recursos devem ser liberados nas próximas semanas.