TJPE envia lista tríplice com mulheres do interior para o TRE-PE

O Conselho Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco homologou ontem, por aclamação, a lista para a vaga de Desembargador Eleitoral Efetivo. É a primeira vez em mais de 200 anos que o Tribunal inclui advogadas do interior na lista tríplice para o TRE.

Por Rafael Santos 16/12/2025 16:36 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou uma Sessão do Conselho Pleno histórica ontem (15), homologando a lista tríplice destinada ao preenchimento da vaga de Desembargador(a) Eleitoral Efetivo(a) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

O momento foi marcado por um forte simbolismo e representa um avanço institucional: pela primeira vez em mais de 200 anos de história do TJPE, a lista tríplice do TRE conta com a presença de mulheres advogadas oriundas do interior do Estado.

A decisão reflete, na prática, os avanços preconizados pelo Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A lista foi eleita em razão do término do primeiro biênio do jurista Washington Luís Macedo de Amorim. A lista eleita, composta por aclamação dos desembargadores presentes, é a seguinte: Hérica Nunes (Advogada), Gelva Araújo (Advogada) e Washington Luís Macedo de Amorim (Advogado)

Os três nomes serão agora enviados ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que será responsável por escolher o novo desembargador eleitoral.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte