Terra do Tapete: ALEPE aprova projeto de lei que dá título à Lagoa do Carro

Por Rafael Santos 28/02/2016 14:51 • Atualizado 28/02/2016
Compartilhe

tapeceirasOs deputados estaduais aprovaram, em primeira discussão, um projeto de lei de Nº468/2015, de autoria do deputado Henrique Queiroz (PR), que denomina o município de Lagoa do Carro como a Terra do Tapete. O projeto foi votado esta semana, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE).

O projeto deu entrada na casa no ano passado, onde foi enviado para as comissões, recebendo parecer favorável das comissões de Administração Pública; Educação; e Cultura e da comissão de Constituição, Redação e Justiça.

A cidade é conhecida pela confecção de tapetes manuais. Em grupos, na frente das casas, nas praças, em todos os bairros, as tapeceiras enchem telas de cor e inspiração. O bordado sustenta cerca de 2.500 famílias em
Lagoa do Carro. O trabalho em mutirão reúne a vizinhança sempre que a rapidez exige. A arte da tapeçaria chegou à cidade através da artesã e tapeceira Terezinha Lira, em 1975.

Segundo a Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro (Astalc), fundada em 1989, e atualmente, presidida pela tapeceira Risolange Rodrigues, a arte da tapeçaria movimenta aproximadamente R$ 50 mil reais por ano no município. O povo tem na tapeçaria sua maior fonte de renda. Centenas de artesãs trabalham nesse segmento, através da associação, nas casas de famílias ou em fábricas da região.

Os motivos florais e geométricos dos primeiros trabalhos ganharam uma versão regional. As tapeceiras bordam nosso cotidiano: o carro de boi, as frutas, as aves e flores do semiárido. O ofício que nasceu da necessidade é o orgulho de uma cidade inteira.

“Denominar de Capital do Tapete o município de Lagoa do Carro, que segundo o IBGE/2014 tem 17.247 habitantes, é uma forma de reconhecer e homenagear todas as tapeceiras pelo seu belíssimo trabalho”, destacou Henrique.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte