Termo de Ajuste de Gestão prevê medidas para melhorar a administração tributária em Aliança

Por Rafael Santos 18/07/2024 14:42 • Atualizado 18/07/2024
Compartilhe

A prefeitura da cidade de Aliança firmou um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) com o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) para melhorar a administração tributária do município.

O acordo foi assinado em junho passado pelo prefeito Xisto Lourenço de Freitas Neto, e pelo conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, relator dos processos do município em 2024.

O TAG estabelece várias obrigações para a Prefeitura de Aliança, entre elas, o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal que deve alterar as competências dos cargos de fiscal de arrecadação e de agente arrecadador. A mudança visa focar as atribuições dos cargos exclusivamente na atividade tributária.

Outra medida é designar um setor, ou grupo de trabalho, para manter, e atualizar o cadastro dos contribuintes. A prefeitura tem 60 dias para cumprir essa medida. Além disso, deve firmar convênios com outros órgãos para obter informações que ajudem na atualização do cadastro.

O TAG prevê ainda, num prazo de 120 dias, a adoção de medidas para adequar a arrecadação do IPTU, e a realização de fiscalizações tributárias com foco no recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

O cumprimento das ações será monitorado pelo TCE-PE.

Este foi o primeiro Termo de Ajuste de Gestão firmado pelo TCE-PE com o objetivo de melhorar a arrecadação de receitas próprias pelos municípios.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte