A deputada estadual Rosa Amorim (PT) irá solicitar, hoje (07), uma reunião solene para celebrar o Dia Estadual do Maracatu, comemorado no dia 1º de agosto. A reunião será realizada no dia 4 de setembro, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
O Dia Estadual do Maracatu foi instituído em 1997, em homenagem ao aniversário de nascimento do Mestre Luiz França, que esteve à frente do Maracatu Leão Coroado por 40 anos. O maracatu é um importante manifestação cultural de Pernambuco e do Nordeste, e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2014.
A reunião solene homenageará os maracatus nação e de baque solto, por meio da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (Amampe), Associação dos Maracatus de Olinda (Amo), União dos Maracatus de Nação e Associação e Maracatus de Baque Solto (AMBS).
O evento contará com a presença de autoridades políticas, representantes de entidades culturais e artistas do maracatu. O objetivo da reunião é fortalecer e contribuir para a valorização e preservação dessa expressão cultural.
O maracatu é uma dança e folguedo popular afro-brasileiro, que teve origem no século XVIII, no estado de Pernambuco. É uma manifestação cultural que reúne música, dança, teatro e religiosidade. O maracatu é realizado em procissões pelas ruas, com grupos de músicos e dançarinos vestidos com trajes típicos.
O maracatu é uma importante manifestação cultural de Pernambuco e do Nordeste, e é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2014. O evento contará com a presença de autoridades políticas, representantes de entidades culturais e artistas do maracatu. O objetivo da reunião é fortalecer e contribuir para a valorização e preservação dessa expressão cultural.