A qualidade do fornecimento de internet no Brasil será o tema da audiência pública que será realizada nesta terça-feira, às 14h, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Após requerimento do deputado federal Felipe Carreras, a Comissão de Defesa do Consumidor reunirá representantes das principais operadoras existentes no mercado, da Anatel, da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor e da Federação Brasileira de Telecomunicações para um debate sobre o tema.
A intenção dos deputados é debater a qualidade dos serviços contratados pelas famílias, principalmente nos planos residenciais. “O que vemos hoje em praticamente todas as casas é que a pessoa contrata um plano de internet e não recebe nem metade do que foi contratado. Recebemos vários depoimentos de consumidores que se sentem lesados por esta situação. Gente que mesmo tendo 35, 40, 50 megas contratados, não consegue sequer assistir a um filme em streaming. Vamos querer saber o motivo e como esse problema pode ser resolvido”, afirmou Carreras.
Outro ponto que deve ser bastante debatido é a universalização do serviço. Cerca de 30% da população brasileira ainda não tem acesso à internet por falta de cobertura. “No mundo como o nosso, não podemos admitir que existam pessoas marginalizadas no processo de inclusão digital. Sabemos que são necessários investimentos do governo, e vamos cobrar isso também, mas as empresas precisam apresentar um planejamento para atender a todos com qualidade de sinal e velocidade”, finalizou Carreras.
A intenção dos deputados federais é, de acordo com o que for apresentado durante a audiência pública, elaborar um Projeto de Lei para que o serviço vendido possa ser o entregue nas unidades consumidoras.