Projeto para prevenir vício em telas na infância avança em comissões da Alepe

Por Rafael Santos 01/10/2025 16:26 • Atualizado Há 3 horas
Compartilhe

A Política Estadual de Redução de Exposição Digital e Promoção do Contato com a Natureza na Infância foi aprovada pelas comissões de Educação e de Administração Pública da Alepe nesta quarta (1). A iniciativa da deputada Simone Santana (PSB) pretende prevenir vícios relacionados ao uso de dispositivos eletrônicos, estimular hábitos saudáveis e incentivar atividades ao ar livre. 

Além do contato regular com ambientes naturais e ações integradas nas áreas de educação, saúde e assistência social, a matéria busca promover campanhas de conscientização sobre o uso moderado de celulares. De acordo com a parlamentar, o excesso de tempo de telas, dependência, e a dependência já classificada na CID-11 como gaming disorder, tem se tornado um problema de saúde pública com impactos clínicos já perceptíveis.

“A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que 24% das crianças e adolescentes brasileiros relatam dificuldade em controlar o tempo de uso da internet e 25% permanecem on-line mesmo tentando reduzir a navegação”, expõe Simone na justificativa do projeto. 

“A literatura médica demonstra que o uso excessivo de telas interfere nos circuitos de recompensa dopaminérgicos, favorece transtornos do sono, ansiedade e sintomas depressivos em cérebros ainda em maturação”, prossegue.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte