Presidente Carlos Neves e nova mesa diretora do TCE-PE são empossados

O novo presidente e a mesa diretoria assumem a gestão do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) para o biênio 2026-2027.

Por Rafael Santos 15/01/2026 21:09 • Atualizado Há 1 hora
Compartilhe

Autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, representantes de Tribunais de Contas de todo o Brasil, servidores, além de amigos e familiares, lotaram o auditório do Recife Expo Center, nesta quinta-feira (15), para a posse do novo presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Carlos Neves, e da nova mesa diretora do órgão para o biênio 2026-2027.

A sessão solene foi aberta pelo ex-presidente, conselheiro Valdecir Pascoal, que saudou o novo presidente. 

Pascoal definiu Carlos Neves como um técnico preparado e um homem público sensível ao peso simbólico das instituições. “A estatura institucional de Carlos Neves transcende Pernambuco”, comentou, destacando que o novo presidente simboliza uma nova cultura no controle externo brasileiro, fundada no diálogo institucional e na resolução consensual de conflitos.

O ex-presidente também enfatizou que o momento simboliza a força, o equilíbrio e a vitalidade de uma instituição que serve ao povo pernambucano com um controle externo responsável, dialógico e efetivo.

Confira a íntegra do discurso de Valdecir Pascoal 📄

Em seu discurso, o novo presidente do Tribunal também ressaltou o diálogo como uma das prioridades de sua gestão. “Nossa marca será o diálogo. Mas que não haja equívocos: não falo do diálogo da complacência, falo do diálogo da efetividade institucional. O Direito Administrativo moderno atravessa uma transição irreversível: saímos da era do punitivismo tardio, aquela visão de um controle que se limitava a esperar o fracasso da gestão para apenas aplicar a sanção, e estamos entrando na Era do Consensualismo”, comentou.

Outros pontos enfatizados por Carlos Neves foram a defesa do meio ambiente e da primeira infância. “Não aceitaremos que o destino dos meninos e meninas de Pernambuco seja o que descreveu o poeta Manuel Bandeira: ‘A vida inteira que podia ter sido e que não foi’. O TCE-PE será o garantidor de que o orçamento se transforme em oportunidade real. Fiscalizar a infância é fiscalizar a esperança de Pernambuco”, disse o conselheiro, que tomou posse pela primeira vez como presidente do TCE-PE, sendo o 20º a ocupar o cargo. 

Neves também fez uma homenagem à memória do conselheiro João Carneiro Campos, falecido em 2019, a quem ele substituiu. “Sua partida prematura deixou-nos um vazio imenso, mas o seu lugar neste Tribunal é honrado diariamente pelo trabalho técnico e pela ética”, disse.

Na mesma cerimônia, também tomaram posse os conselheiros Marcos Loreto, como vice-presidente; Dirceu Rodolfo, como corregedor; Eduardo Porto, como diretor da Escola de Contas; e Rodrigo Novaes, como ouvidor.

A solenidade foi acompanhada por várias autoridades, entre elas, a governadora do Estado, Raquel Lyra; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o prefeito do Recife, João Campos; o deputado Rodrigo Farias, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo de Oliveira Paes Barreto. 

Também estiveram presentes a procuradora-geral adjunta, Eliana Lapenda, representando o Ministério Público de Contas; o novo auditor-geral do TCE-PE, conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho; o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva (TCE-RO); o presidente do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Pontes; entre outros representantes de órgãos públicos, da OAB-PE, do Exército e do controle externo.

A cerimônia também contou com diversos momentos musicais, como o Hino do Brasil e o de Pernambuco, tocados pelo acordeonista pernambucano Beto Hortis, além de músicas como “Lamento Sertanejo”, “Sujeito de Sorte”, “Estação da Luz”, “Filho do Dono”, entre outras, interpretadas pelos cantores Martins e Larissa Lisboa.

Confira mais imagens da cerimônia de posse 📸

PERFIL – Nascido no Recife, em 1974, Carlos da Costa Pinto Neves Filho é graduado pela Faculdade de Direito do Recife (1997) e mestre pela Faculdade de Direito de Lisboa (2006).

Tomou posse como conselheiro no TCE-PE em 2019. Na instituição, exerceu o cargo de ouvidor (2022-23) e de vice-presidente no último biênio (2024-25), além de ter sido presidente da 1ª Câmara (2020-2021) e da 2ª Câmara (2019). 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte