Pets: projeto permite tutores a acompanharem cirurgias de animais de estimação

Por Rafael Santos 20/09/2023 10:42 • Atualizado 20/09/2023
Compartilhe

Hospitais, clínicas veterinárias e demais prestadores de serviços de saúde animal poderão ser obrigados a deixar os tutores de pets a acompanharem os procedimentos cirúrgicos e consultas do seu animal.

É o que pretende o Projeto de Lei nº 820/2023, apresentado pela deputada Socorro Pimentel (União) e que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Segundo a proposta, caso haja impossibilidade de permanência do dono do animal no local do atendimento, o profissional responsável deve justificar isso por escrito.

Além disso, os estabelecimentos veterinários também devem proporcionar as condições adequadas para a permanência do acompanhante do pet nas consultas e outros procedimentos.

O projeto altera a Lei nº 15.226/2014, que institui o Código Estadual de Proteção aos Animais em Pernambuco. Caso a matéria seja aprovada, o estabelecimento infrator poderá sofrer sanções previstas no art. 25 da lei, como advertência por escrito e multas que podem chegar a R$ 10 mil.

“Entendemos que a proposta é mais uma medida de proteção aos animais, pois evita a ocorrência de abusos e violência contra os pets durante a realização de consultas e cirurgias”, afirma a deputada na justificativa do projeto.

Ela também acredita que a proposta vai permitir que os tutores de animais analisem as condições de higiene e limpeza dos ambientes onde são realizados os procedimentos pelos veterinários.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte