Na manhã desta segunda-feira (12) a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) recebeu o secretário de Saúde do Estado, André Longo, e uma parte de seu corpo técnico, para tornar público as ações do quadrimestre 2019 direcionadas à pasta. Após a apresentação dos dados na Comissão de Finanças, o deputado estadual, Isaltino Nascimento, repercutiu as informações no Grande Expediente do Plenário.
“Mesmo com o boicote do Governo Federal ao nosso Estado, o Governo de Pernambuco investiu 1,4 bilhão de recursos próprios na área da Saúde. Isso faz com que sejamos o estado que mais investiu em saúde no Nordeste”, comentou Isaltino.
Ainda segundo o relatório da secretaria de saúde, o percentual exigido pela Constituição defende a injeção de 12% no setor. Porém, o Governo de Pernambuco conseguiu a marca de 15% de investimentos com recurso exclusivamente azul e branco.
Hoje o Estado conta com 17.563 leitos, dos quais 9.850 são vinculados ao governo estadual. “Isso quer dizer que quando o governador Paulo Câmara pensa a política, ele foca na população e utiliza a verba do Estado para garantir isso”, enfatiza o deputado. “Enquanto o Governo Federal quer vender o País para subjugar os serviços públicos, o Governo Paulo Câmara atravessa a recessão que estamos passando desde 2015/2016 com bons índices relacionados à saúde e educação”, conclui.