Pernambuco avança no Ranking de Competitividade dos Estados em índices de educação, infraestrutura, eficiência da máquina pública e sustentabilidade ambiental

Por Rafael Santos 29/08/2025 15:42 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe

Pernambuco chega ao final do mês de agosto celebrando os resultados positivos que conquistou no Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP). O Estado avançou em áreas diversas, com índices que refletem os resultados das ações da gestão estadual. As boas notícias indicam melhorias na eficiência da máquina pública, educação, sustentabilidade ambiental, infraestrutura, solidez fiscal e capital humano, por exemplo.

“Os benefícios de uma gestão que trabalha para atender às demandas da população se refletem no dia, com mais policiais nas ruas, educação de qualidade para nossas crianças e jovens, com comida na mesa de quem precisa, com saúde pública mais eficaz e tantos outros exemplos, mas também ecoam em rankings como o elaborado pelo Centro de Liderança Pública. Em muitos quesitos, deixamos os últimos lugares para avançar em índices importantíssimos. Desde 2023, estamos fazendo de Pernambuco um lugar melhor para se viver e um estado cada vez mais competitivo, mas queremos muito mais. Trabalhamos firmes, mas temos um estrada longa a percorrer e vem muito mais trabalho e conquistas pela frente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com o Ranking de Competitividade do CLP, Pernambuco foi o estado que mais cresceu no percentual de investimentos públicos no Brasil, subindo 10 posições (deixou a 24ª posição para ocupar o 14º lugar) no percentual de investimentos públicos em relação ao orçamento. O Estado também foi o que mais avançou na geração de poupança pública para financiar investimentos (subiu 13 posições, saindo da 27ª para 14ª no percentual de poupança corrente em relação ao orçamento) e foi a segunda unidade federativa no Brasil que mais avançou na geração de superávit primário das contas públicas. Cresceu 12 posições, saindo da 21ª, em 2022, para 9ª, em 2024, no percentual do resultado primário em relação ao PIB nominal estadual.

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, detalha esses resultados. “Pernambuco saiu das últimas posições do ranking do CLP no que se refere à solidez fiscal, principalmente no quesito da fatia do orçamento destinada a investimentos públicos, porque houve uma virada de chave na gestão Raquel Lyra. Mudou-se a lógica arrecadatória que imperava antes para transformar o Estado em um indutor do desenvolvimento econômico, equilibrando as contas. Pernambuco teve o mais crescimento econômico dos últimos 15 anos e está recuperando o protagonismo no Nordeste e no Brasil”, atestou.

Infraestrutura – O PE na Estrada, que conta com um investimento de R$ 5,1 bilhões para recuperar 3,5 mil quilômetros da malha viária estadual, vem gerando ganhos para o Estado. Pernambuco subiu quatro posições de 2022 para 2024, deixando o 19º lugar do ranking para a 15ª colocação. Com as intervenções que estão sendo realizadas e entregas prestes a sair do papel, além de obras do porte da duplicação da BR-232 até o Sertão e da construção do Arco Metropolitano, a tendência é de um avanço ainda maior nas próximas avaliações.

Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, o PE na Estrada não é o maior programa de investimento nas rodovias do Estado à toa. “O PE na Estrada não é uma promessa, mas uma realidade com a entrega de mais de 1.300 quilômetros de rodovias recuperadas. O avanço é grande e o ranking do CLP mostra que nossa malha viária tem melhorado”, afirmou, lembrando que a recuperação das estradas tem rebatimento direto em outros índices como desenvolvimento econômico e turismo.

Educação – Assim como o PE na Estrada, o Juntos pela Educação foi lançado pela atual gestão estadual e gera frutos. Pernambuco foi o segundo estado que mais avançou na oferta do Ensino Fundamental no Brasil. O Estado subiu 16 posições em dois anos, saindo da 25ª, em 2022, para 9ª, em 2024, no percentual de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos frequentando o Ensino Fundamental. Além do mais, Pernambuco foi o estado que mais avançou na oferta do Ensino Médio no Brasil. O Estado subiu 11 posições em dois anos, saindo da 19ª, em 2022, para 8ª, em 2024, no percentual de jovens de 15 a 17 anos frequentando o Ensino Médio.

Outro ponto de destaque foi o desempenho no Índice de Oportunidades da Educação, o mais robusto do eixo, que avalia a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas pelos estados. Pernambuco avançou duas posições, consolidando-se entre os líderes nacionais e alcançando a segunda melhor colocação entre os estados do Norte e Nordeste nesse indicador. O Estado também manteve forte desempenho no indicador de Avaliação da Educação, resultado da solidez de seus processos avaliativos, considerados entre os mais consistentes do Brasil. Nesse aspecto, Pernambuco ocupa atualmente a primeira colocação nacional, reafirmando seu papel de referência para o país.

“Esse avanço demonstra que estamos no caminho certo, mas também reforça a responsabilidade de seguir avançando. Queremos cada vez mais apoiar os municípios para que cada criança, em cada território, tenha acesso à escola e a uma educação de qualidade. Esse compromisso significa não deixar ninguém para trás, garantindo que todas as famílias pernambucanas sintam os resultados dessa transformação”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Além do mais, Pernambuco foi o estado que mais avançou no percentual da força de trabalho com Ensino Superior completo. O Estado subiu 8 posições, saindo da penúltima posição para a 18º. Esse é o melhor resultado da série histórica dos últimos 10 anos.

Sustentabilidade – Pernambuco é um dos estados com menor emissão de CO₂ proporcionalmente ao PIB no Brasil – ocupa agora a 8º posição nacional e a 1º no Nordeste entre as unidades federativas com menor emissão. O Estado é um dos que possuem melhor destinação adequada do lixo no Brasil – ocupa a 10º posição nacional e a 2º no Nordeste. Em relação à reciclagem do lixo, Pernambuco saiu do último lugar e avançou 12 posições. O Estado também é uma das unidades federativas com melhor preservação da vegetação nativa nos imóveis rurais no Brasil em relação ao grau de conformidade do Código Florestal.

Inovação – Pernambuco avançou seis posições em dois anos, saindo da 14º, em 2022, para 8º, em 2024, no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD). O levantamento foi publicado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), que é considerado pelo ranking do CLP na avaliação desse pilar.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte