Oposição quer ouvir secretários sobre criação do Bope e de gratificações especiais para militares

Por Rafael Santos 02/05/2017 19:26 • Atualizado 02/05/2017
Compartilhe

O deputado Joel da Harpa (PTN), em nome da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), apresentou, nesta terça-feira (2), requerimento ao presidente da Comissão de Legislação e Justiça (CCLJ), Waldemar Borges (PSB), requerimento para que os secretários Marcelo Barros (Fazenda), Angelo Gioia (Defesa Social) e Milton Coelho (Administração) sejam convidados para discutir o Projeto de Lei 1330. A proposta, que chegou nesta terça à Comissão, cria o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e institui gratificações especiais, como a Gratificação de Atividade Tática (GAT) e a Gratificação de Operações Especiais da Polícia Militar (GOEPM).

“Criar uma gratificação de mais de R$ 2.500, que é quase a remuneração de um praça, para uma pequena parte da corporação só contribui para dividir a tropa e aumentar ainda mais o clima de insatisfação. A grande maioria da corporação não é atendida por esse projeto”, avaliou o deputado Joel da Harpa, vice-líder da Oposição.

Para o deputado Edilson Silva (Psol), presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, o que preocupa é a estratégia do governo de tentar criar ânimo na tropa a partir de diferenciações internas de tratamento. “Nós, da Oposição, não somos contra a meritocracia. Mas acompanhamos o que essa estratégia provocou quando foi apresentada a proposta de criação da carreira de policiais e bombeiros militares, quando o governo tratou de forma diferenciada praças e oficiais. E é isso que estamos vendo novamente, com a diferenciação entre militares de alguns batalhões (Bope e Bepi) e o restante da corporação”, comparou.

A Bancada de Oposição apela para que o governo do Estado e sua base na Alepe, diferente do que aconteceu no projeto de reajuste da PM, garanta o amplo debate e escute também as representações da categoria. “A reabertura do diálogo com a categoria é essencial para distensionar o ambiente de acirramento criado pelo governo e é o primeiro passo para resgatar o Pacto pela Vida”, acrescentou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte