Na volta dos trabalhos, deputados pregam diálogo por Pernambuco

Por Rafael Santos 04/08/2025 21:07 • Atualizado Há 3 horas
Compartilhe

Reafirmando o compromisso com o diálogo, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto(PSDB), abriu a reunião plenária desta segunda (4) com discurso em que ressaltou a autonomia e independência da Casa para exercer as prerrogativas de legislar e fiscalizar a atuação do Executivo. A sessão marcou o retorno das atividades, após o período de recesso parlamentar.

“Vamos trabalhar para superar as divergências. Ainda que existam diferenças, há disponibilidade para o diálogo e construção de entendimento. A sustentação de uma relação institucional deve ser feita de forma respeitável, reconhecendo a independência e o papel que a Constituição reserva a cada poder”, afirmou Porto.

O presidente reforçou que todos os projetos apresentados em benefício da população continuarão a ser apreciados e aprovados, atendendo às necessidades dos cidadãos. Acrescentou, ainda, o trabalho da instituição para garantir a expansão de programas de cunho social, como o Alepe Cuida, que leva saúde e cidadania a diversos municípios pernambucanos, entre outros.

Ao falar no Pequeno Expediente, o deputado Izaías Régis (PSDB) defendeu a união da Casa pelo progresso do estado. Nesse sentido, sugeriu reunião com a Mesa Diretora da Alepe para discutir futuros projetos e retomar as tratativas para liberar o empréstimo solicitado pelo Governo do Estado. “Nós precisamos trabalhar com muita ênfase no desenvolvimento de Pernambuco. É por isso que estou apelando: precisamos da presença dos deputados aqui”, reiterou.

O tucano ainda celebrou a chegada da Carreta da Saúde da Mulher Pernambucana em Garanhuns, no Agreste Meridional. A iniciativa oferece exames itinerantes de mamografia e ultrassonografia com o objetivo de ampliar o acesso a saúde e combater o câncer de mama.

Também a deputada Socorro Pimentel (União) compartilhou realizações do Governo Raquel Lyra. Ela destacou a retirada de quase 1 milhão de pernambucanos da pobreza e de mais meio milhão da extrema pobreza, resultando nos menores índices de vulnerabilidade social da história. “Pernambuco vive um novo tempo, com planejamento, ação e reconstrução. A política volta a ter sentido porque está a serviço das pessoas”, acredita. Para o segundo semestre, a parlamentar anunciou projetos como a requalificação de rodovias e o fortalecimento do abastecimento hídrico.

Empréstimo

O deputado Doriel Barros (PT) usou a tribuna para cobrar do presidente Álvaro Porto que paute  para votação em plenário o projeto de lei que autoriza o Estado a realizar operações de crédito. A matéria, que está em regime de urgência, já ultrapassou o prazo constitucional em mais de 90 dias – o que, para ele, não tem justificativa plausível e prejudica o povo pernambucano.

“É importante que seja dito o motivo pelo qual o texto não foi incluído na ordem do dia. Não está certa essa movimentação de deixar passar algumas propostas e segurar outras”, declarou. O petista questionou o argumento da oposição de que existem recursos suficientes no Governo, ressaltando que a gestão, da qual esses parlamentares não fazem parte, diz o contrário.

A fala foi apoiada pelo deputado Antônio Moraes (PP), segundo o qual o empréstimo permitirá o início das obras do Arco Metropolitano. Ele ainda alertou para o fim dos incentivos fiscais em 2032, devido à reforma tributária, pontuando a urgência em atrair investimentos para Pernambuco. Também Socorro Pimentel endossou o pleito em aparte, sugerindo uma possível “manobra eleitoreira” de uma minoria de parlamentares, com foco em 2026.

Oposição

O deputado Waldemar Borges (PSB), por sua vez, discordou das avaliações quanto à urgência dos empréstimos. Segundo ele, pouco dos recursos autorizados pela Alepe até agora foi, de fato, captado e utilizado pelo Governo, motivo pelo qual criticou a gestão Raquel Lyra.

O parlamentar disse que vem acompanhando o uso de cerca de R$ 1 bilhão que entrou, há cerca de um mês, nos cofres estaduais – dos quais somente R$ 10 milhões teriam sido executados. “Fui ver quanto disso estava destinado para o Arco Metropolitano, para a BR-232, para as estradas de Bom Conselho e da bacia leiteira: nada”, observou.

A fala recebeu apoio dos deputados Cayo Albino e Junior Matuto, ambos do PSB. Este último, entretanto, pediu o fim do impasse: “Vamos acabar com isso. Eu vou votar a favor do empréstimo, estou declarando meu voto aqui”.

Também em aparte, o deputado Pastor Cleiton Collins (PP) defendeu o Executivo e pediu que os parlamentares pensem nos benefícios que os recursos trarão para Pernambuco. “Apelo para que a gente vote esse projeto, que o recurso chegue ao estado e, após a execução dele, que esta Casa continue fazendo o seu papel de fiscalização”, disse.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte