
O deputado estadual, Antônio Moraes (PP), levantou sérias preocupações sobre a situação financeira da Prefeitura do Recife, durante a sessão de hoje (6), da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O parlamentar apontou diversos indícios que, segundo ele, demonstram que a gestão municipal está enfrentando graves problemas de caixa.
Antônio Moraes baseou sua crítica na leitura de uma matéria que trazia um ranking de indicativos de saúde financeira das capitais, no qual o Recife figurou entre as piores posições.
Além do ranking, o deputado destacou o que chamou de “privatização” da Rua do Bom Jesus como outro indicador negativo da saúde fiscal da capital.
O ponto central da crítica de Moraes foi a manobra financeira da Prefeitura de negociar e antecipar o recebimento de débitos de contribuintes em dívida com a gestão.
“A Prefeitura está também negociando os débitos de quem tem dívidas com a gestão e recebendo esses recursos antecipadamente. Isso terá um impacto na população, já que o sistema financeiro é muito mais competente para cobrar,” alertou o deputado.
Ele concluiu que a medida afetará diretamente os contribuintes: “Quem deve IPTU e ISS pode se preparar que a cobrança agora vem com força. Todas essas manobras demonstram que a Prefeitura está em grande dificuldade financeira,” finalizou o parlamentar.