MPF ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito de Ferreiros

Por Rafael Santos 31/05/2018 18:14 • Atualizado 31/05/2018
Compartilhe

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiana (PE) ajuizou ação de improbidade contra Gileno Campos Gouveia Filho, ex-prefeito de Ferreiros, na zona da mata pernambucana, pela prática de irregularidades em licitação realizada para aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar dos alunos da educação básica da rede municipal de ensino. Também são alvos da ação a pregoeira do procedimento licitatório e a empresa favorecida.

De acordo com informações repassadas após fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU), houve superfaturamento na contratação da empresa Produtos Ita Ltda., levando em consideração os preços efetivamente pagos pela prefeitura e os praticados pelo mercado. As apurações indicaram que, no caso de alguns produtos, houve sobrepreço de até 329% – o valor pago para 200g de leite em pó, por exemplo, foi de R$ 24,95.

As aquisições foram feitas de forma parcelada, em 2014, 2015 e 2016, causando um prejuízo aos cofres públicos de aproximadamente R$ 80 mil. De acordo com a ação, a pregoeira Lidiany Cavalcante de Melo agiu de forma negligente, não tendo conduzido o pregão de acordo com as normas e princípios aplicáveis ao procedimento.

Na ação, foi requerido que a Justiça Federal decrete a indisponibilidade de bens dos acusados, no valor do prejuízo causado ao erário. O MPF requer ainda que sejam determinados o ressarcimento integral do dano e a perda de bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, bem como a perda de função pública, suspensão dos direitos políticos por até oito anos e proibição de contratar com o poder público por cinco anos, além do pagamento de multa civil.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte