Ministro da Educação e prefeito Marcílio Régio assinam ordem de serviço do novo IFPE em Goiana

Sede do IFPE Campus Goiana começa a ser construída em setembro.

Por Rafael Santos 27/08/2025 19:15 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe

O prefeito de Goiana, Marcílio Régio, cumpriu agenda nesta quarta-feira (27), na capital pernambucana, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do prefeito do Recife, João Campos, para a solenidade de assinatura da ordem de serviço que autoriza a construção do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) em Goiana.

O ato foi realizado na Sala de Monitoramento da Prefeitura do Recife. As obras terão início no próximo dia 15 de setembro. O novo campus será erguido em um terreno de 47 mil metros quadrados, localizado perto da UPA Deputado Osvaldo Rabelo.

Para o prefeito Marcílio Régio, a chegada do IFPE representa uma conquista histórica para a juventude e para o futuro de Goiana e da Mata Norte. “Agradeço ao ministro Camilo Santana e ao presidente Lula, que têm sido fundamentais nesse processo. É uma vitória de toda a nossa população, que em breve verá a construção de um campus moderno e preparado para formar profissionais que vão contribuir com o crescimento de Goiana e de toda a região”, destacou o prefeito.

Com a assinatura da ordem de serviço e a definição do cronograma, Goiana se prepara para receber um dos investimentos educacionais mais relevantes da Zona da Mata Norte.

De acordo com o projeto, o novo campus terá capacidade para até 1.200 estudantes, com 16 salas de aula, 12 laboratórios, áreas de convivência e outros espaços. A obra contará com investimento de R$ 15 milhões e prazo de execução estimado entre 12 e 14 meses.

A expectativa é que, inicialmente, sejam ofertados cursos gratuitos, mediante processo seletivo, como Controle de Processos Industriais, Produção Industrial e Formação de Professores, alinhados à demanda de mão de obra qualificada do Polo Automotivo da Stellantis e de outras empresas instaladas em Goiana.

O ministro Camilo Santana destacou a implantação do IFPE em Goiana como parte do esforço do Governo Federal para ampliar e interiorizar a rede de institutos federais.

“Demos a ordem de serviço do Instituto Federal em Goiana. Quero agradecer ao prefeito Marcílio, um parceiro. E as obras já vão começar. Em breve quero estar em Goiana para inaugurar o campus. É uma união de esforços para que a gente possa avançar na educação”, afirmou o ministro.

Também presente ao ato, o deputado Sileno Guedes ressaltou a importância do investimento para o desenvolvimento regional. “A Mata Norte foi muito impactada, nos últimos anos, por decisões políticas acertadas que mudaram a economia da região. O Polo Automotivo, a fábrica da Hemobrás e diversos outros empreendimentos se instalaram em Goiana. Agora, esse passo reforça a rede de educação, ciência e tecnologia que possibilitará formar pessoas para impulsionar ainda mais esse desenvolvimento. Sem dúvida, um dia histórico para Goiana”, celebrou.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte