
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Carpina, instaurou um Inquérito Civil para investigar supostas irregularidades na Câmara de Vereadores de Lagoa do Carro.
O inquérito visa apurar dois pontos centrais: Irregularidades na condução do processo administrativo de julgamento das contas da ex-prefeita, Judite Botafogo, pela Câmara, e supostas irregularidades na admissão de servidores pela casa legislativa.
A instauração do inquérito tem como base uma Notícia de Fato e considera que os fatos, se confirmados, podem caracterizar ato de improbidade administrativa por violação aos princípios da administração pública, como a impessoalidade, além de possível abuso de poder.
Como primeira providência, o MPPE oficiou a Presidência da Câmara de Vereadores de Lagoa do Carro, requisitando cópia integral do(s) processo(s) administrativo(s) de julgamento das contas da ex-prefeita Judite Botafogo, com manifestação por escrito, no prazo de 20 dias, acerca das alegações proferidas pelo vereador, Tota Barreto (PP), durante entrevista no Programa Francisco Júnior, na Nova Carpina-FM, no dia 19 de agosto deste ano.
A Promotoria de Justiça busca reunir elementos de prova para dar seguimento à investigação.