
Durante debate com guardas municipais de Pernambuco e outros estados do Nordeste, realizado nesta segunda-feira (02/02), no Recife, o relator da PEC da Segurança, deputado federal Mendonça Filho (União/PE), garantiu que as guardas municipais não serão extintas. “Vamos garantir que nenhum item no nosso relatório possa sinalizar ou possibilitar a extinção das guardas municipais. Todo o sistema será no sentido de valorizar o papel e o funcionamento das guardas municipais, com capacitação técnica, formação adequada”, afirmou.
O parlamentar discutiu o tema com representantes de guardas municipais de quatro capitais do Nordeste e de 27 cidades de Pernambuco, secretários e gestores de Segurança Pública e representantes de associações da área, na segunda edição do Seminário Segurança Pública em Foco, realizado pela Fundação INDIGO, em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco e apoio do União Brasil Recife. No debate, Mendonça esclareceu sobre os recursos do Fundo Nacional de Segurança. “Não haverá nenhum impedimento para que as guardas solicitem recursos junto ao Fundo Nacional de Segurança. Pelo contrário”, garantiu Mendonça, rebatendo informações distorcidas de que a PEC impediria.
O posicionamento de Mendonça Filho foi recebido com entusiasmo pelas entidades representativas de guardas municipais. Para o vice-presidente da Fenaguardas, Wilson Silva o debate representou um avanço concreto para a categoria. “Mendonça topou o desafio e abriu esse debate para ouvir as guardas e se sensibilizou com nossos pleitos. Já saímos com uma grande vitória, que é a garantia de que na PEC 18 não haverá aquele critério de extinção das guardas municipais. Todas terão sua existência mantida”, destacou.
O presidente do Conselho Nacional dos Secretários e Gestores de Segurança Pública, Marcelo Rossini comemorou os encaminhamentos construídos durante o encontro. “Saímos daqui com avanços. O deputado se colocou à disposição para que a gente possa adequar as necessidades das guardas, que são os agentes de segurança que estão na ponta, junto à população”, afirmou. Já o Inspetor Magalhães, presidente do Conselho Norte Nordeste das guardas municipais destacou o avanço em pontos importantes para mudanças estratégicas do texto da PEC 18, que trata da Segurança Pública. O debate integra uma série de encontros voltados à escuta de gestores públicos e profissionais da segurança, com o objetivo de aperfeiçoar o texto da PEC da Segurança e garantir maior integração entre União, estados e municípios no enfrentamento à violência.




