Maracatu Leão de Ouro do Condado recebe homenagem da Alepe pelos seus 53 anos

Por Rafael Santos 13/05/2025 17:50 • Atualizado Há 4 horas
Compartilhe

A deputada estadual Dani Portela (Psol) apresentou um Voto de Aplausos ao Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro do Condado, em reconhecimento aos seus 53 anos de história, celebrados desde sua fundação em 10 de dezembro de 1970, e pela significativa contribuição à cultura popular de Pernambuco. A homenagem é direcionada ao diretor do grupo, Paulo de França da Silva.

Em sua justificativa, a deputada Dani Portela enalteceu o Maracatu Leão de Ouro como uma das mais expressivas manifestações do Maracatu Rural, que harmoniza tradições afro-indígenas com folguedos populares como o reisado, o cavalo marinho e o bumba meu boi. A parlamentar destacou a riqueza da orquestra do grupo, conhecida como “terno”, composta por instrumentos como bombo, mineiro, tarol, porca (cuíca), gonguê, trombone e trompete, que encanta o público com suas evoluções e loas improvisadas.

A deputada lembrou que o Maracatu Leão de Ouro foi fundado originalmente no Povoado de Tupaoca (Aliança) por Severino Nemésio da Mata e, em 2004, foi renomeado como Maracatu Leão de Ouro do Condado, firmando-se como uma referência cultural na Mata Norte de Pernambuco. Dani Portela também ressaltou a liderança de Paulo de França da Silva (Paulo Barbeiro) desde 1990, que mantém viva a tradição por meio de ensaios, sambadas e apresentações ao longo do ano, tanto em seu terreiro quanto em eventos regionais e no Carnaval do Recife.

Diante do relevante legado artístico, histórico e comunitário do Maracatu Leão de Ouro, e por sua maestria em preservar uma das mais autênticas expressões da cultura pernambucana, a deputada Dani Portela solicitou o apoio dos demais parlamentares para a aprovação do Voto de Aplausos, desejando longevidade ao grupo cultural.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte