Mais de 3 mil estudantes da rede pública do Estado participam de formações em habilidades de futuro

Edital Compet Médio-Tec reuniu no seminário de análise semestral 100 projetos de jornadas formativas de competitividade por extensão tecnológica para apresentarem seus resultados.

Por Rafael Santos 14/11/2025 11:24 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe

Cem projetos de jornadas formativas que abrangem temas ligados às tecnologias de futuro, como robótica, automação, sustentabilidade, inteligência artificial e inovação social fomentados pelo Governo do Estado impactaram mais de três mil estudantes de nível médio e técnico da rede de ensino de Pernambuco. Os resultados fazem parte do edital Compet Médio-Tec, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em conjunto com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), que investiu R$ 3,34 milhões para apoiar as propostas coordenadas por professores vinculadas às escolas estaduais.

O edital estimula a conexão entre escola, mercado e sociedade, e busca fortalecer as competências técnicas e socioemocionais dos jovens, ampliando as possibilidades de inserção profissional e contribuindo para a construção de ambientes educacionais mais conectados e inovadores. O programa tem como objetivo apoiar a execução de jornadas formativas de competitividade por extensão tecnológica, envolvendo imersões junto a empresas, cooperativas, organizações do terceiro setor e órgãos de governo.

“O Compet Médio-Tec é um programa volumoso, de grande impacto para Pernambuco. São 100 projetos em andamento, de ponta a ponta do Estado, com professores protagonistas e milhares de alunos envolvidos”, destacou o Wyllams Santos, gerente de Formação Tecnológica da Secti.

Monitoramento – 
Para avaliar os avanços dos projetos, a Secti/PE promoveu o Seminário de Análise Semestral do edital Compet Médio-Tec. O encontro aconteceu ao longo de dois dias e reuniu docentes e gestores dos projetos apoiados pelo edital, promovendo o intercâmbio de experiências e a avaliação dos resultados parciais das jornadas formativas.

O seminário final do edital Compet Médio-Tec está previsto para 10 de dezembro, às 9h, no auditório da Secti/PE, no bairro do Recife, marcando o encerramento das jornadas formativas e a apresentação dos resultados alcançados por cada projeto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte