José Humberto Cavalcanti denuncia possível uso político de hospital em Machados

Por Rafael Santos 15/09/2016 14:41 • Atualizado 15/09/2016
Compartilhe

jose-humberto-calvanti-jb-12A administração do Hospital Edson Álvares, no município de Machados, no Agreste Setentrional, estaria sendo usada para empregar cabos eleitorais e burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), segundo denúncia feita pelo deputado José Humberto Cavalcanti (PTB). O parlamentar relatou que os gastos com pessoal do município estão acima dos limites da LRF e que a gerência da única unidade hospitalar da cidade foi transferida, no início deste ano, para a Organização Social (OS) de nome “MP Gestão”, ao custo de R$ 363 mil por mês.

“Apesar desse alto valor pago, o que se vê é o sucateamento das ambulâncias, a ausência de médicos e medicamentos, colchões rasgados e falta de limpeza nas dependências”, declarou o deputado. Para Cavalcanti, “o único motivo para mudar a gestão para a OS foi subverter a ordem jurídica e poder contratar militantes políticos sem que isso aumentasse a despesa de pessoal”. Além disso, o hospital estaria contratando profissionais cuja carreira já existe no âmbito do município, tais como médicos e enfermeiros, o que para o petebista seria vedado pela Resolução 20/2005, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

No tempo reservado à Comunicação de Lideranças, o líder do Governo na Casa, deputado Waldemar Borges (PSB), pediu que “seja aguardada a fiscalização do TCE sobre as contas do município, que devem ser regularizadas até o fim do ano”. Para o socialista, ao transformar o hospital em OS, a cidade do Agreste Setentrional apenas segue o percurso trilhado pela gestão da Saúde no Estado, nos últimos anos. “Em Machados, já são realizados procedimentos que não eram realizados antes. É o mesmo caminho de avanço seguido pelo Hospital Regional de Arcoverde, que virou um estabelecimento muito melhor”, pontuou Borges.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte