José Humberto Cavalcanti defende criação de código para proteger contribuinte

Por Rafael Santos 18/12/2018 18:54 • Atualizado 18/12/2018
Compartilhe

A instituição de um código que defina direitos, garantias e obrigações para os contribuintes pernambucanos foi defendida pelo deputado José Humberto Cavalcanti (PTB) no Grande Expediente desta terça (18). O parlamentar argumentou que o texto apresentado por ele com essa finalidade (Projeto de Lei nº 2029/2018) está dentro das normas constitucionais federais e estaduais.

“As divergências entre o Governo e os contribuintes sempre criam contenciosos intermináveis. Minha proposta preenche lacunas da legislação federal e deve trazer respeito mútuo entre o setor produtivo e a autoridade fazendária”, considerou Cavalcanti. “A concepção do projeto foi inspirada em códigos de defesa do contribuinte criados em São Paulo e no Espírito Santo. Foi fruto também de consultas a entidades de  representação empresariais e especialistas em direito tributário”, relatou o petebista.

O deputado informou que, apesar dos cuidados que teve, foi informado de que o texto seria inconstitucional, por tratar-se de tema de competência federal. “Como outros Estados já elaboraram seus códigos, acredito que, na verdade, não haveria impedimentos de natureza formal para o projeto”, contestou.

Apesar de estar tramitando, o projeto ainda não foi apreciado pelas comissões técnicas da Casa, o que levará ao arquivamento dele após o final da legislatura. O deputado sugeriu que a proposição seja desarquivada posteriormente. “Não se trata de algo de coloração ideológica ou partidária, mas sim de matéria de interesse do contribuinte”, argumentou.

Ao fim do discurso, o petebista defendeu a PEC nº 04/2015, de autoria do ex-deputado Miguel Coelho, que autoriza o Poder Legislativo a ter iniciativa em propostas sobre matéria tributária. “Apenas em Pernambuco os parlamentares não têm essa prerrogativa”, observou.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte