O candidato a prefeito de Lagoa do Carro, Josafá Botafogo (PSDB), anunciou, em suas redes sociais, que não irá utilizar fogos de estampido durante sua campanha nas eleições deste ano.
A decisão aponta o compromisso de Josafá com o bem-estar dos moradores da cidade, especialmente daqueles que são mais vulneráveis aos efeitos negativos dos barulhos, como pessoas autistas, animais, recém-nascidos, idosos e pessoas com sensibilidade auditiva.
Na madrugada da última sexta-feira (16), data em que a justiça eleitoral permitiu o inicio da campanha, simpatizantes do candidato do Podemos, José Luiz, realizaram uma queima de fogos, deixando a comunidade de pais de pessoas atípicas revoltadas.
A Associação de Pais de Pessoas Atípicas de Lagoa do Carro vem, através desta, repudiar veementemente os eventos ocorridos na madrugada do dia 15 de agosto de 2024, por volta das 00:30. Na ocasião, um grupo de militantes do partido Podemos (Número 20), sem qualquer sensibilidade ou consideração, realizou a soltura de uma girândola na principal praça da cidade.
Essa ação, além de causar desconforto aos moradores locais, gerou sérios problemas para as pessoas atípicas de nosso município, em especial para aqueles que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), muitos dos quais possuem sensibilidade auditiva. A exposição a sons de alta intensidade, como os de uma girândola, pode provocar graves problemas de saúde, incluindo a perda de audição e convulsões.
Reafirmamos nosso compromisso em proteger e promover o bem-estar das pessoas atípicas de Lagoa do Carro e exigimos que as autoridades competentes tomem as medidas cabíveis para evitar que situações como essa se repitam, zelando pela saúde e segurança de todos os cidadãos.
Lagoa do Carro, 16 de agosto de 2024.
Associação de Pais de Pessoas Atípicas de Lagoa do Carro