Isaltino Nascimento repudia proposta no Congresso que pode reduzir bancada de Pernambuco

Por Rafael Santos 06/04/2017 15:55 • Atualizado 06/04/2017
Compartilhe

Proposição que altera o tamanho de bancadas dos Estados na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei do Senado nº 315/2016 foi criticado pelo líder do Governo, deputado Isaltino Nascimento (PSB), durante a Reunião Plenária desta quinta (6). Aprovada nessa quarta (5) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e encaminhada ao Plenário, a matéria amplia a representação de sete unidades federativas, ao mesmo tempo em que suprime assentos reservados a outras sete. Se transformada em lei, a medida reduz de 25 para 24 o número de deputados federais eleitos por Pernambuco.

Segundo justificativa anexada à proposta, de iniciativa do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a mudança pretende “atualizar a representação na Câmara dos Deputados”, conforme os dados mais recentes sobre a distribuição da população brasileira em cada Estado. Ganhariam assentos o Pará (4), Amazonas (2), Minas Gerais (2), Bahia (1), Ceará (1), Rio Grande do Norte (1) e Santa Catarina (1), enquanto veriam reduzidas suas vagas Rio de Janeiro (-3), Paraíba (-2), Piauí (-2), Rio Grande do Sul (-2), Alagoas (-1), Paraná (-1) e Pernambuco (-1).

Isaltino Nascimento alertou que, como consequência, a alteração reduziria também o número de deputados estaduais em Pernambuco, dos atuais 49 para 47. “É um grande retrocesso, que traz prejuízos para vários Estados. Esta Casa precisa se posicionar com indignação contra o projeto”, defendeu o parlamentar, que propôs a edição de documento com o posicionamento da Assembleia Legislativa, assinado por todos os membros da instituição, para ser entregue à bancada pernambucana no Senado.

Primeiro vice-presidente da Alepe, Pastor Cleiton Collins (PP) concordou com a sugestão e lembrou que o tema já foi discutido, em oportunidades anteriores, junto à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). “Precisamos influenciar esse debate no Congresso Nacional”, sublinhou.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte