Um convênio assinado entre o Governo de Pernambuco e o Governo Federal para levar internet de alta velocidade a instituições de ensino e pesquisa do Interior do Estado foi destacado pelo líder do Governo, deputado Isaltino Nascimento (PSB), na Reunião Plenária desta quinta (9). O acordo de cooperação com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações prevê a ampliação e o desenvolvimento do backbone (rede de transporte de dados) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Estado.
“Pernambuco é o primeiro Estado do País a fazer essa parceria. Escolas, centros de pesquisa e universidades do Interior vão ter acesso à internet com velocidade de 1 até 10 gigabytes”, informou o líder. “Iniciativas como o Armazém da Criatividade, em Caruaru, e o Projeto Giga Léguas, da Secretaria de Educação, serão beneficiadas pelo convênio”, ressaltou.
Isaltino Nascimento também registrou que o Governo está solicitando ao Ministério do Planejamento a liberação de verbas para obras como a Adutora do Agreste, Sistema Adutor do Oeste e o Presídio de Itaquitinga. “O governador Paulo Câmara vem dialogando com o Governo Federal para que ele dê atenção a essas obras estratégicas para Pernambuco”, frisou.