Governo de Pernambuco fomenta criação da primeira moeda social do Estado em Araçoiaba

Iniciativa fortalece comércio local, promove inclusão financeira e inaugura agência comunitária no município de Araçoiaba.

Por Rafael Santos 19/09/2025 17:14 • Atualizado Há 36 minutos
Compartilhe

Pernambuco marca um passo histórico no fortalecimento da economia local e da inovação social. Com investimento do Governo do Estado, o município de Araçoiaba ganha a primeira moeda social pernambucana, batizada de Caiana. A iniciativa foi implantada na cidade em parceria com a empresa de inovação social Realiz, e terá circulação exclusiva dentro da cidade.

Nesta sexta (29), aconteceu o pré-lançamento da moeda na primeira Agência do Banco Comunitário de Araçoiaba, no centro de Araçoiaba, com a presença do secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Kenys Bonatti, e do presidente do Banco de Araçoiaba, criador da moeda, Vitor Hazin, além de lideranças locais e comunitárias.

A criação da Caiana é resultado do programa Desafios.Gov, iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e da Fundação de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), que apoiou micro e pequenas empresas pernambucanas que tinham projetos inovadores capazes de atender aos desafios enfrentados pelo Estado. “Com esse projeto, o Governo de Pernambuco reforça sua política de inovação voltada à transformação da vida das pessoas, aproximando tecnologia social, inclusão financeira e desenvolvimento econômico”, destacou o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kenys Bonatti.

A moeda social nasce como uma ferramenta estratégica de desenvolvimento econômico e inclusão financeira, incentivando que os recursos circulem entre os pequenos negócios locais. Com valor equivalente ao real (1 Caiana = R$1), a moeda poderá ser utilizada em estabelecimentos credenciados, que oferecerão descontos para estimular o consumo no próprio município.

Os comerciantes de Araçoiaba esperam um bom retorno com a circulação da moeda Caiana no município. “Já pesquisei como funciona a moeda social e como nos beneficiará, tanto como empreendedor quanto como cliente, e acredito que trará grandes resultados para Araçoiaba”, destaca o comerciante da loja Bom Jesus, Leandro José. As grandes empresas, como a Usina São José, focadas no impulsionamento do desenvolvimento sustentável da região, querem incluir a Caiana em suas ações voltadas aos critérios Ambiental, Social e Governança (ASG). “A gente quer aliar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com as ações envolvendo nossos colaboradores e usar a nova moeda para incentivar a circulação na cidade”, ressalta Camila Dias, gerente de gestão e ASG da Usina São José.  

A agência será um espaço físico de atendimento à população, oferecendo não apenas a troca de moedas, mas também crédito em Caianas, ampliando o acesso a serviços financeiros de forma acessível. “A Caiana é mais do que uma moeda: é uma estratégia para fazer o dinheiro circular, valorizando os pequenos negócios, gerando renda e oferecendo crédito popular”, afirmou Vitor Hazin, presidente do Banco de Araçoiaba.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte