
Em reunião no Palácio do Campo das Princesas nesta quarta-feira (2), a governadora Raquel Lyra e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) debateram a promoção de políticas públicas conjuntas que garantam os direitos de crianças e adolescentes em Pernambuco. O objetivo do encontro foi potencializar a parceria entre o Governo do Estado e o Unicef em ações práticas, a exemplo do apoio técnico aos municípios e da nova edição do Selo Unicef, prevista para este ano.
“Queremos apoiar o Selo Unicef por meio de ações de interesse comum, como a busca ativa escolar, a melhoria da vacinação e a garantia de vida digna para as nossas crianças e adolescentes. Este é um dos compromissos da nossa gestão: priorizar políticas públicas para nossos jovens e mobilizar esforços para promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo que reconhece e estimula avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, por meio de políticas públicas eficazes e ações concretas. Na última edição, 83 municípios pernambucanos foram reconhecidos por realizarem iniciativas nesse sentido, um crescimento de 138% em relação à versão anterior.
Presente na reunião, a secretária estadual da Criança e Juventude, Yanne Teles, pontuou que o Unicef busca, para o novo ciclo, realizar uma série de novas ações. “Algumas delas são incentivar que os jovens estejam nos orçamentos públicos e a promoção de recortes como o racial, ambiental e de primeira infância em contextos quilombolas, indígenas e ciganos”, explicou.
Já o secretário estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, que também participou do encontro, destacou a potência do elo entre duas instituições comprometidas com o tema. “O Unicef tem uma experiência reconhecida mundialmente nesta pauta da infância e juventude. E o Governo de Pernambuco tem feito investimentos importantes, principalmente na primeira infância e na proteção de crianças em situação de violação de direitos”, disse.
Para a chefe do Unicef em Pernambuco, Immaculada Prieto, o número de municípios pernambucanos reconhecidos pelo Selo na edição anterior reforça a importância da parceria com o Governo do Estado. “A ideia é garantir uma maior imunização e presença das crianças e adolescentes na escola na idade certa, além de fortalecer o orçamento público, promover o antirracismo e a proteção contra as violências”, afirmou. A inscrição para buscar o reconhecimento do Selo Unicef 2025-2028 é gratuita e pode ser feita, até o dia 23 de julho, pelo site selounicef.org.br.