Governo de Pernambuco anuncia construção de novas Escolas Técnicas Estaduais, Escola em Tempo Integral e requalificação de 344 escolas da Região Metropolitana

Pacote foi anunciado nesta segunda-feira (1°), durante a última rodada de encontros do programa Ouvir para Mudar.

Por Rafael Santos 02/09/2025 12:05 • Atualizado Há 6 horas
Compartilhe

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, anunciou, nesta segunda-feira (1°), mais de R$ 1 bilhão em investimentos para os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), durante a última rodada de encontros do programa Ouvir para Mudar. O pacote contempla diversas áreas, incluindo saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, habitação e mobilidade. O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, no Recife, e reuniu secretários estaduais, políticos, estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Na área da educação, o pacote inclui a construção de novas Escolas Técnicas Estaduais em Itapissuma e Ipojuca, uma Escola em Tempo Integral no Recife e a requalificação de 344 escolas da Rede Estadual. “Esse anúncio representa aquilo que a governadora determina e, de fato, busca na política pública de investimento em educação, que é, não só, você ter anúncio de novas escolas, mas também manutenção, reforma e requalificação das existentes. Então, quando a gente anuncia novas escolas técnicas, também estamos viabilizando e vislumbrando aquele potencial de cada região. Por isso, a educação mostra-se cada dia mais forte e pujante. É dessa forma que a gente quer para gestores, professores, estudantes e toda a comunidade escolar: uma educação de qualidade, capaz de superar os índices e cada vez mais aquilo que a gente almeja”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro. 

O programa Ouvir para Mudar percorreu 11 municípios do Sertão, Agreste e Zona da Mata nos últimos meses para ouvir as prioridades da população e direcionar os investimentos anunciados. 

Sobre o empreendimento

A Escola Técnica Estadual será composta por 12 salas de aula, laboratórios básicos, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta e dois grandes laboratórios especiais para a preparação do jovem para o mercado de trabalho, de acordo com as especificidades regionais. 

Já o projeto arquitetônico da Escola em Tempo Integral foi idealizado para atender aos dois ciclos do ensino fundamental compostos pelos segmentos do 1º ao 9º ano, com nove salas de aula com capacidade máxima para 35 alunos. O projeto baseia-se nas necessidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. A escola contará com blocos para atender as áreas de serviço, administrativo, multiuso/biblioteca, salas de aula e a quadra poliesportiva. Todos os blocos serão interligados por uma circulação coberta, garantindo maior integração e acessibilidade.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte