
A governadora Raquel Lyra vistoriou, nesta sexta-feira (26), as obras de recuperação do Hospital da Restauração (HR), no Recife, maior unidade da rede pública de saúde de Pernambuco. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora acompanhou o andamento das intervenções estruturais em execução nos sexto e oitavo andares, que fazem parte de um conjunto de obras com investimentos superiores a R$ 60 milhões do Governo de Pernambuco.
“O Hospital da Restauração foi construído na década de 1960 e passou dez anos para ser concluído, mas nunca havia passado por grandes intervenções em sua infraestrutura. Agora, estamos realizando diversas ações, como a substituição de cerâmicas, a requalificação da parte elétrica e hidráulica, e a instalação de aparelhos de ar-condicionado. Além disso, também estamos adquirindo novos equipamentos, a exemplo de ressonância magnética, poltronas e berços. Tudo isso para garantir um hospital mais moderno, capaz de atender o povo de Pernambuco com dignidade e qualidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.
A principal intervenção em andamento é a reforma das enfermarias. Parte do sétimo andar já foi entregue em 2024, com novo padrão. Atualmente, encontram-se em fase de conclusão as obras do sexto andar, que abriga os serviços de Ortopedia e Traumatologia e a Unidade Avançada em Neurocirurgia, bem como do oitavo andar, destinado ao setor de Clínica Geral. Os espaços passarão a atender às normas sanitárias vigentes, com enfermarias climatizadas e banheiros acessíveis. Todas as alas ganharão sala especial para isolamento.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, enfatizou que toda a unidade hospitalar encontra-se em processo de modernização, contemplando intervenções internas e externas, a substituição dos elevadores, a requalificação de andares e das unidades assistenciais, além da renovação de equipamentos. “As ações na área da saúde são contínuas, com começo, meio e sem fim. A intenção é melhorar a assistência para que a gente possa, de fato, fazer a diferença na vida das pessoas. O HR atende não só nosso Estado, mas boa parte dos estados circunvizinhos, como uma grande referência em diversos setores”, disse a titular da pasta.
No início deste mês, o Governo de Pernambuco entregou a requalificação da UTI Pediátrica, que conta com dez leitos e passou por diversas intervenções, como a recuperação de janelas e bancadas, a substituição de portas, a modernização do sistema de climatização, a revisão das instalações elétricas e a atualização do sistema de iluminação. Outra área em processo de requalificação é a Sala Vermelha da Emergência Geral, onde as adequações físicas possibilitarão uma mudança no fluxo de entrada dos pacientes em estado grave.
O diretor-geral do HR, Petrus Andrade Lima, falou do impacto das obras para melhoria dos serviços prestados pela unidade. “É uma satisfação enorme ter obras tão importantes que aumentam a capacidade e a qualidade do Hospital da Restauração. São ações voltadas para garantir uma assistência cada vez mais eficiente e de alta qualidade à saúde dos pernambucanos”, afirmou.
OUTRAS AÇÕES NO HR – Desde 2023, o Hospital da Restauração recebeu novos materiais e equipamentos utilizados por diversas especialidades que qualificam a assistência aos pacientes. Entre eles, estão um aparelho de raio-x panorâmico, para os pacientes da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e um segundo aparelho de ressonância magnética, com funcionamento 24 horas, ampliando a oferta de exames de imagem, inclusive para pacientes de outros hospitais da rede de saúde. A unidade ganhou também, este ano, novos aparelhos para a endoscopia, ultrassom, ventiladores mecânicos (respiradores) e aparelhos de anestesia, que garantem mais confiabilidade e precisão nas cirurgias realizadas.
Recentemente, a unidade recebeu um novo arco cirúrgico, o quarto em operação no hospital, reforçando o suporte a diversas especialidades (Cirurgia Geral e Traumatologia, por exemplo), e um microscópio cirúrgico de última geração – que se soma aos três já existentes na instituição. O hospital recebeu também novos bebedouros, novas poltronas para os acompanhantes e camas elétricas que já estão em uso pelos pacientes da Sala de Recuperação e das UTIs Geral e Pediátrica. ,
Além da reforma interna, está em andamento a recuperação completa da fachada do Hospital. A obra tem investimento de R$ 10 milhões do Governo de Pernambuco e inclui pintura, troca das esquadrias e modernização da estrutura.
Estiveram presentes na vistoria o ex-governador João Lyra Neto, o senador Fernando Dueire, os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, além dos deputados estaduais Claudiano Martins Filho, Roberta Arraes e Adalto Santos.

