Fernando Monteiro diz que abertura de capital para empresas aéreas incentivará turismo

Por Rafael Santos 27/03/2019 17:03 • Atualizado 27/03/2019
Compartilhe

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (26), o  projeto de lei que permite a participação de capital estrangeiro em empresas aéreas com sede no País e reformula dispositivos da Política Nacional de Turismo. A proposta revoga ainda artigo do Código Brasileiro de Aeronáutica que estabelecia em 49% o limite de participação estrangeira nas empresas e, agora, pode chegar a 100%. Essa permissão estava em vigor desde o ano passado, editada por Medida Provisória. O projeto segue para o Senado.

O deputado federal Fernando Monteiro (PP), diz que vê na iniciativa uma oportunidade para o crescimento do turismo no País. Ele lembra que hoje o atual modelo contribui para que apenas três empresas controlem o mercado de aviação no País, resultando em falta de concorrência e elevado custo para o consumidor. 

Além disso, segundo ele, a proposta moderniza o setor do turismo, melhorando o ambiente de negócios e a geração de empregos. “A atividade turística contribui de maneira decisiva para o desenvolvimento do País e qualquer proposta que traga incentivos tem o meu apoio”, garante.

Para o parlamentar, trata-se de um mercado global, competitivo, com potencial para ser explorado. Conforme dados do World Travel & Tourism Council – WTTC-2015, o turismo brasileiro contribui com 9% do PIB do País e detém aproximadamente 8% dos empregos inseridos em sua economia, considerando as atividades diretas, indiretas e induzidas. No entanto, ele reconhece que essa estatística poderia ser melhor. “O Brasil tem um patrimônio natural dos mais ricos do planeta que precisa ser explorado, mas nosso potencial turístico ainda é limitado”, disse o deputado. 

INCENTIVO – Na semana passada, o governo federal publicou decreto dispensando o visto de entrada no Brasil para canadenses, australianos, japoneses e norte-americanos. A iniciativa foi comemorada pelo deputado Fernando Monteiro. Em 2017, ele apresentou projeto nesse sentido, que recebeu parecer favorável da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

Segundo o parlamentar, a decisão é um avanço, lembrando que a determinação, já usada anteriormente durante os Jogos Olímpicos de 2016, foi vista como incentivo para conquistar visitantes do exterior interessados em conhecer o potencial turístico nacional. Na ocasião, mais de 82% dos turistas estrangeiros afirmaram que a dispensa da burocracia para a concessão dos vistos seria um facilitador de vinda ao Brasil. Mais de 87% do total afirmou sua explícita intenção de voltar ao País.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte